fbpx

A importância do controle de acesso em condomínios comerciais

O controle de acesso em condomínios comerciais protege todos os indivíduos que transitam pelo espaço diariamente, incluindo profissionais e visitantes. Existem muitos benefícios em implementar esse tipo de segurança, começando pela redução de riscos de furtos e assaltos dentro do condomínio.

Assim, gerenciar o fluxo de visitas no local diminui preocupações e garante que a aplicação de normas seja cumprida. Se você ainda não conhece a importância de tudo isso, estamos aqui para esclarecer dúvidas. Continue lendo para saber como proteger seu condomínio!

O controle de acesso em condomínios comerciais

Bom, o controle de acesso é uma tecnologia que dá suporte ao gerenciamento do fluxo de pessoas em determinado local. Com esse sistema, é muito mais simples controlar a entrada e saída de pessoas, coisa fundamental em ambientes de grande movimentação.

Imagine que pessoas não autorizadas possam transitar diariamente pelo condomínio da sua empresa. Errado, não é mesmo? Além de oferecer riscos à integridade física dos colaboradores, a segurança patrimonial também fica exposta à ação de pessoas desconhecidas.

O uso de catracas, cancelas e até mesmo biometria chegou para mudar isso, além de auxiliar o trabalho dos porteiros. Sabemos que muitas vezes há falhas humanas no controle do fluxo de visitas, o que pode acarretar sérios problemas. Assim, o controle de acesso tecnológico atua por meio de soluções em nuvem que armazenam dados e gerenciam horários, mitigando esses riscos.

Principais ferramentas para controle de acesso comercial

Há inúmeras ferramentas no mercado, incluindo as mais tradicionais e as que usam soluções mais avançadas. Obviamente, todas elas funcionam com o mesmo intuito: proteger a integridade patrimonial e física das empresas.

Métodos mais tradicionais para controlar o fluxo de pessoas

Catracas e fechaduras eletrônicas são alguns dos métodos que precisam de supervisão, embora não seja obrigatório. Esses tipos de controle de acesso físico precisam de um cadastramento prévio do indivíduo que solicita entrada/saída.  Além de dispensar o uso de chaves, é possível utilizar a leitura biométrica ou até mesmo usar cartões de aproximação. Assim, há a garantia de maior segurança e controle sobre o fluxo de pessoas.

Métodos eletrônicos que dispensam supervisão

Além dos métodos de controle de acesso tradicionais, existem os que usam tecnologias mais avançadas. A portaria remota e os softwares integrados estão nessa categoria, sendo muito úteis também durante a pandemia do novo Coronavírus, por promover menor contato físico.

O software integrado ao controle de acesso exige cadastro prévio dos visitantes do condomínio. Com essa ferramenta, é possível saber em quais horários cada pessoa recebeu passagem e também quem liberou. A portaria remota, por outro lado, funciona a distância, mitigando riscos da atuação presencial dos porteiros. Há uma central de monitoramento 24h, que elimina a necessidade de contato físico e reduz custos operacionais.

E quais as vantagens?

Já falamos sobre alguns benefícios de implementar o controle de acesso no condomínio da sua empresa. Agora, veja abaixo as vantagens de implementar métodos como o reconhecimento facial ou biométrico.

1) Garante segurança total ao acesso

Os métodos que utilizam a biometria ou reconhecimento de partes do corpo são extremamente confiáveis. Isso porque características únicas são intrínsecas ao ser humano, como as digitais, sendo praticamente impossível burlar a segurança do controle de acesso. Por isso, você e seus funcionários não precisam se preocupar com nada: a chance de falhas ou ações maliciosas é muito baixa.

2) Agiliza o cotidiano do profissional

Já pensou em chegar na empresa, precisar digitar milhares de vezes uma senha que você sabe que é a correta, mas sempre dá erro? Pois é, essa situação incômoda pode até mesmo elevar os níveis de estresse do seu pessoal. Com um sistema de acesso apropriado, você tem maior precisão sobre senhas, cadastros e biometria, agilizando o dia a dia de quem exige acesso.

3) Resguarda a segurança de todas as pessoas envolvidas

Todo mundo sempre diz que a segurança é o mais importante, e isso é verdade. Proteger os profissionais e visitantes é uma coisa que não se pode ignorar. Assim, o controle de acesso em condomínios comerciais atua no combate de qualquer malefício ou pessoas mal intencionadas que pretendam comprometer essa segurança.

Conclusão

A importância do controle de acesso em condomínios comerciais é inestimável, e pode até mesmo salvar vidas. A Ortep está há 57 anos no mercado e oferece diversas soluções nesse segmento, além da segurança eletrônica para a sua empresa, residência ou condomínio. Seja por meio de catracas, biometria ou outras tecnologias, é essencial investir em tecnologias, para que a proteção seja garantida e não surjam preocupações. Venha conferir nosso site para conhecer mais a nossa história e para mais condições!

controle de acesso ortep

Topo

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.