É importante montar um plano de carreira para a minha empresa?

Proporcionar estabilidade aos colaboradores é um dos processos fundamentais dentro de qualquer organização. Nessa perspectiva, elaborar um plano de carreira para a sua empresa pode trazer diversos benefícios, tanto para você quando aos seus funcionários.

Dessa forma, com objetivos de carreira devidamente traçados, o colaborador pode focar seus esforços na ascensão de seu trabalho. Trazendo, assim, maior longevidade e qualidade de serviço à empresa.

Sendo assim, a importância de montar um plano de carreira, além de definir a vida profissional do trabalhador, está presente no bom funcionamento da empresa. Veja aqui algumas das vantagens para entender por que você deve implementar no seu negócio!

O que é um plano de carreira?

Antes de mais nada, iremos explicar o que é o plano de carreira na sua empresa. Resumidamente, ele é um guia que norteia as metas profissionais de determinado colaborador. Podendo ser planejado a curto, médio e longo prazo, mostra as etapas que devem ser cumpridas para atingir cada conquista almejada.

O plano de carreira também tem a função de determinar se tal funcionário está apto a assumir determinada responsabilidade, posto de trabalho ou função na organização.

No plano de carreira:

  •  São pautadas todas as condições atuais do colaborador, tais como características, competências e a sua formação.
  •  É possível identificar lacunas que precisam ser trabalhadas, da situação atual rumo à desejada.

Entretanto, para isso, é necessário que o papel do profissional de RH da empresa entre em jogo.

O papel da sua gestão no plano de carreira

O papel do profissional de RH que decide, em conjunto com o colaborador, montar um plano de carreira, é imprescindível. Deve-se dispor do domínio de ferramentas e processos que auxiliem os colaboradores na hora de definir metas e objetivos, e também para orientá-los no processo.

Manter os pés no chão é de extrema importância, assim como saber o momento certo de arriscar. Nesse sentido, a interação entre colaborador e organização é fundamental. Uma vez que, ao traçar metas audaciosas demais, o funcionário pode presenciar o efeito reverso de suas expectativas. Ainda, se ficar estagnado no mesmo lugar, pode sofrer consequências ainda piores.

Vantagens do plano de carreira para a sua empresa

Como já dito anteriormente, o plano de carreira exerce um papel muito importante dentro da empresa. Nessa jornada, há muitas vantagens de que tanto o empregador quanto o colaborador poderão se beneficiar.

Primordialmente, cada pequeno progresso que se origina no plano de carreira tende a se tornar fonte de otimismo e entusiasmo ao colaborador. Afinal, ao acompanhar cada vitória alcançada, o indivíduo se sentirá mais motivado a continuar com o seu trabalho. E, obviamente, da maneira mais proveitosa possível.

Busca por conhecimento e pela evolução

Uma vez que esse planejamento fornece objetivos profissionais e metas a serem atingidas, o colaborador, eventualmente, criará o hábito de sempre buscar mais. Assim, ele não mais se acomodará em seu atual cargo e atuais funções, entrando em um constante processo de evolução pessoal e profissional. Além de funcionar como um foco, o plano de carreira promove o conhecimento e ajuda a reter bons funcionários na empresa.

Mão de obra qualificada

Também, possui o poder de integrar pensamentos e fazer com que a voz de cada pessoa dentro da empresa seja ouvida, de acordo com os seus desejos e expectativas de carreira. Desse modo, o caminho mais provável com a adoção desse hábito são resultados positivos à empresa. Afinal, a partir dos treinamentos e cronogramas de ação elaborados, o funcionário trará mão de obra cada vez mais qualificada para dentro da organização.

Enfim, é essencial a identificação de possíveis lacunas e junção de pensamentos do colaborador e empregador. Com isso, será possível traçar as melhores estratégias profissionais, que agregarão valor tanto à experiência do funcionário quanto à empresa!

O ideal é sempre levar em conta os aspectos que fazem um bom profissional ser reconhecido. E, com isso, dar condições para ele mostrar que está superando os resultados esperados pela organização.

Quando bem estruturado, o plano de carreira mostra aos colaboradores da empresa o que eles podem esperar do futuro. Felizes em seus locais de trabalho, eles irão se sentir cada vez mais engajados e motivados com a empresa. Ter um plano de carreiras é um grande passo para a retenção de talentos. Que, além de ser um grande desafio para os profissionais de Recursos Humanos, economiza tempo e dinheiro com treinamentos de novas contratações.

Após esse conteúdo, talvez você também esteja interessado em saber mais sobre a taxa de rotatividade de funcionários da sua empresa. Então, leia nosso blog post sobre o assunto e descubra tudo sobre o turnover e como reduzir para maior produtividade!

sistema de ponto em nuvem

Topo