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Recursos humanos e saúde do colaborador

Início » Blog » Gestão de Pessoas » Gestor de recursos humanos: entenda por que você é responsável pela saúde do colaborador

Gestor de recursos humanos: entenda por que você é responsável pela saúde do colaborador

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A saúde do colaborador é um dos temas mais comentados em discussões sobre as atuais condições de trabalho. Essa preocupação é recorrente e deve ser destaque para os principais responsáveis: as empresas e os gestores de recursos humanos.

A responsabilidade cabe ao gestor pois essa é uma ação que afeta diretamente o andamento do negócio. É possível identificar dois pontos que geram a necessidade por pensar ações para cuidar da saúde do colaborador: evitar problemas com a justiça e garantir bons resultados para a empresa.

Sumário

  • Saúde do colaborador: responsabilidade legal do gesto
  • Importância de investir na saúde do colaborador
  • Como começar a cuidar da saúde do colaborador da sua empresa

Saúde do colaborador: responsabilidade legal do gesto

A responsabilidade do empregador sobre a saúde do profissional está definida no artigo 950 do Código Civil de 2002.  O artigo diz que, caso a atividade profissional resulte em alguma lesão ou dano para o profissional, o colaborador pode exigir indenização e o pagamento das despesas de tratamento ao empregador.

Por isso, a responsabilidade legal está associada aos gestores e empresários. Cabe à empresa, garantir boas condições para que os profissional consigam executar suas atividades.

Essa responsabilidade vai além de evitar acidentes e lesões durante a jornada de trabalho. O cuidado com a saúde do colaborador de uma forma geral, é uma forma de evitar que doenças afetem os membros da equipe.

Partindo para o olhar empresarial, essa responsabilidade tem um efeito direto nos negócios. Se a saúde do colaborador está preservada é provável que ele entregue melhores resultados. Dessa forma, é preciso pensar na importância de investir em ações para garantir o bem-estar desses trabalhadores.

Importância de investir na saúde do colaborador

A saúde do colaborador é um dos fatores que mais possui relação com a sua capacidade produtiva. Empresas que investem em programas e recursos para promover o bem-estar dos seus profissionais, conseguem resultados melhores e tendem a contar com equipes mais engajadas e motivadas.

Analisando os dados de algumas organizações que possuem essas ações, é possível enxergar que a cada R$1,00 investido na promoção, prevenção e melhoria da saúde do profissional, aproximadamente R$4,00 são gerados de retorno.

Esse retorno é percebido em algumas áreas fundamentais para a empresa, os principais resultados são:

Menos faltas

Os principais fatores que geram falta no trabalho são os problemas de saúde. Dessa forma, se há um programa e um cuidado da empresa e dos gestores para o cuidado da saúde, há uma tendência para reduzir o número de profissionais afastados em decorrência de doenças.

Redução de estresse

Além de doenças tradicionais e físicas, atualmente, há uma grande ocorrência de doenças psicológicas. O estresse, a falta de produtividade, são indícios importantes da Síndrome de Burnout. Essa síndrome é caracterizada como um distúrbio psíquico causado pela tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes.

Quando há uma preocupação com a saúde do colaborador, esse estado pode ser trabalhado e evitado. Ações para incentivar acompanhamentos de especialistas são as principais responsáveis por evitar a Síndrome de Burnout.

Salário emocional

Um outro resultado direto de ações para preservar a saúde do colaborador é o entendimento como um benefício oferecido pela empresa. Além dos benefícios financeiros, os profissionais estão procurando empresas que ofereçam boas condições para trabalho, o que é chamado de salário emocional.

Como começar a cuidar da saúde do colaborador da sua empresa

Você, como gestor de recursos humanos, deve entender a importância de implementar ações para melhorar a saúde do colaborador. Porém, em muitas empresas, é preciso alinhar essa ideia com orçamentos apertados e pouco investimento.

Por isso, algumas ações podem ser utilizadas para que tenha esse cuidado de uma forma que não seja necessário investimentos altos. Algumas ações possíveis são:

Estímulo à prática de atividades físicas: estimular a prática de esportes e atividades físicas é uma ação que ajuda efetivamente a saúde das pessoas. Pessoas sedentárias são mais propensas às doenças e outros problemas de saúde. Algumas ações como aulas coletivas (yoga, alongamento, corrida) são bons pontos de partida.

Incentivo à alimentação saudável: o que comemos é muito importante para a saúde. Assim, sua empresa pode criar grupos para discussão sobre alimentação ou mesmo levar profissionais para auxiliar na criação de cardápios mais saudáveis.

Acompanhamento psicológico: grupos de conversas e horários reservados para conversas com psicólogos são ótimas formas de evitar estresse e outras doenças relacionadas.

Essas são algumas ações simples que podem ser usadas para que sua empresa comece a pensar melhor na saúde do colaborador.

Continue lendo sobre boas práticas para seu negócio. Veja no próximo conteúdo como identificar um bom fornecedor de relógio de ponto.

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