Está procurando uma ferramenta eficiente para gerenciar o tempo e a produtividade da sua equipe? Se você chegou até aqui, certamente a resposta é sim. Por isso, você precisa entender sobre o que é timesheet, ou planilha de horas registradas, e como pode ele ajudar na produtividade da empresa.  

Sabemos que tempo é dinheiro. Essa expressão é uma das mais conhecidas e é quase uma verdade absoluta para gestores e empreendedores. Dessa forma, gerenciar o tempo dos profissionais da empresa e da equipe é uma forma de gerenciar a produtividade e, consequentemente, impactar resultados do negócio. 

Na prática, essa tarefa não é tão simples assim. Mesmo com todas tecnologias disponíveis, é ainda complicado encontrar uma fórmula que realmente funcione. Porém, após conhecer o timesheet, certamente, será possível gerenciar o tempo de todos os profissionais da sua empresa. 

O que é timesheet?

O que é timesheet

Timesheet ou planilha de horas registradas é um sistema criado para gerenciar o tempo de equipes e profissionais, servindo para calcular o tempo gasto em cada atividade, processo e demanda. 

Olhando para a morfologia da palavra, timesheet é a fusão dos termos time e sheet. Se traduzirmos, podemos dizer que representa a folha de tempo. 

Dessa forma, podemos dizer que timesheet é um dos principais aliados de líderes e gestores. Principalmente na hora de criar métricas sobre a produtividade de profissionais e da equipe em geral. 

Como usar timesheet?

Atualmente, é possível contar com modelos de timesheet online e até mesmo em aplicativos para smartphone. Na prática, para usar essa metodologia, basta encontrar a ferramenta que será utilizada para identificar o começo e término de cada tarefa. 

A parte mais desafiadora é a gestão das informações e a análise dos dados, bem como a leitura crítica para que essa ferramenta realmente ajude a rotina do gestor. Por isso, é indicado contar com ferramentas que entregam dashboards com relatórios e dados sobre a produtividade de cada profissional e da equipe. 

Um outro ponto importante sobre o uso do timesheet diz respeito à conferência dos dados. Muitas gestores desistem de utilizar essa metodologia para gerir o tempo devido ao fato de muitas pessoas não indicarem corretamente o começo e término de uma atividade.

Por isso, mais do que a utilização do timesheet como uma ferramenta, é preciso que a rotina de oferecer dados sobre processos esteja presente em toda a cultura da empresa. Isso evita fraudes e irregularidades na hora de analisar a produtividade do time.  

Essa cultura começa no preenchimento de planilhas para essa metodologia, mas, passa também por uma rotina adequada de controle de horas trabalhadas, principalmente, com utilização de uma solução de controle de ponto online

Como o timesheet pode ajudar na produtividade?

Podemos dizer que o timesheet proporciona algumas vantagens para as empresas. Entre elas, podemos destacar:

  • Melhor distribuição das tarefas para as equipes. 
  • Redução do tempo gasto com tarefas desnecessárias. 
  • Alinhamento do time em torno de metas e objetivos principais. 
  • Otimização do trabalho do gestor de pessoas. 
  • Visão sistêmica do trabalho de uma equipe. 

No entanto, sempre que falamos sobre timesheet, precisamos falar sobre produtividade. 

Gestores e líderes, regularmente são quem a empresa cobra pela produtividade da sua equipe. Afinal, sabemos que existem diversos fatores que contribuem para que profissionais não estejam focados o tempo todo em suas tarefas e não consigam entregar o que precisam. 

Dessa forma, quando há um controle acerca do tempo gasto em cada atividade, é possível calcular a produtividade de cada profissional e criar estratégias para que cada colaborador produza e ande de acordo com o que demanda a equipe. 

Como falamos, para gestores, o timesheet é um dos principais aliados. É a partir desses dados que é possível entender sobre queda de rendimento na rotina de um profissional e alinhar essas informações com processos como feedbacks, treinamentos, conversas e outras rotinas fundamentais para aumentar a produtividade de um profissional. 

Na prática, diversas empresas que criam uma rotina baseada no timesheet, contam com equipes mais produtivas, motivadas, engajadas e menos esgotadas. 

Agora que você conhece o timesheet fica mais fácil gerenciar o tempo dos colaboradores e fazer toda a gestão de pessoas, não é mesmo? Acompanhe nosso blog e veja outras dicas para alcançar os melhores resultados nessa atividade. 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.