Com toda tecnologia disponível, é impossível pensarmos em academias que não contam com um sistema para controle de acesso. Afinal, além de todas as vantagens para os alunos, essa ferramenta também é fundamental para o negócio. 

Ao longo dos anos, acompanhamos o movimento de academias crescer de forma exponencial. Hoje em dia, a sociedade já entende a importância da atividade física para a saúde e bem-estar. Assim, cresce a procura por academias em todo o Brasil. 

Dessa forma, não há outro caminho, é preciso contar com um sistema eficiente de controle de acesso em empresas. Afinal, além da segurança para todos da academia, é preciso também pensar na saúde do negócio e em toda a atividade administrativa. 

Qual a importância de um do controle de acesso em academias?

Para entendermos a importância do controle de acesso em uma academia, podemos começar pelo básico: a necessidade de controlar, monitorar e restringir a entrada de pessoas nos ambientes da academia. 

Essa demanda já é básica e, felizmente, boa parte das academias já possuem estrutura capaz de restringir o fluxo. No entanto, o problema é otimizar essa operação, tornar esse controle otimizado e evitar problemas como o acesso de alunos inadimplentes e falta de dados para a gestão do negócio. 

Hoje em dia, não basta ter os melhores equipamentos, a melhor localização e os melhores profissionais, é preciso contar com uma gestão qualificada para que a empresa consiga sobreviver. Sobretudo olhando para a competitividade do mercado. 

Por isso, contar com métodos eficientes para controle de acesso em academias é mais do que apenas uma catraca. Um sistema e uma cultura pautadas em dados permite aos gestores, professores e usuários da academia, benefícios importantes, seja para a gestão do negócio, para execução de treinos ou mesmo para o dia a dia. 

O que um sistema de controle de acesso oferece para as academias?

Agora que você entendeu a importância do controle de acesso em academias e viu também que o método mais eficiente para realizar esse processo é por meio de um sistema, vamos apresentar algumas funcionalidades que você precisa identificar neste software. Confira:

Funcionalidades básicas de um sistema de controle de acesso para academias:

Gestão de usuários da academia: essa funcionalidade é uma das mais básicas. É fundamental ter controle de quem está treinando e dos alunos que não estão comparecendo aos treinos. Essas informações são fundamentais para a gestão do negócio e também podem servir para entrar em contato ou mesmo para evitar churn de clientes em sua academia. 

Entrada e saída de colaboradores: como empresa, é fundamental ter um sistema para controlar a entrada e saída dos funcionários

Agendamento de avaliações e treinamentos: por meio de um bom sistema de controle de acesso é possível realizar a gestão do calendário da sua academia. Assim, evita-se problemas com aulas sem vagas e confusão entre alunos e professores, toda essa gestão acontece via sistema, facilitando marcação de aulas, avaliações e treinos específicos. 

Relatórios gerenciais: hoje em dia, informação é tudo. Por meio desse sistema é possível saber horários de maior movimentação, aulas mais procuradas, professores que realizaram maior quantidade de treinos e avaliações. Assim, é possível otimizar todos os processos da gestão do negócio. 

Funcionalidades avançadas:

Consulta simplificada: olhando para fichas de treinos e avaliações encontramos gargalos e uma fonte de demanda de recurso, afinal, tradicionalmente esse processo é realizado via impressão. Com um sistema, a consulta às fichas pode ser realizada pelo celular.  

Controle de mensalidade: um dos maiores desafios em academias é realizar o controle de pagamento de planos, sobretudo mensais. Ao utilizar um sistema, esse processo é otimizado. Os profissionais têm acesso à informação sobre atraso da mensalidade, sendo possível, inclusive, impedir a liberação da catraca do usuário. 

Gestão financeira: além de todos os processos básicos, um bom controle de acesso permite a otimização da gestão do negócio. Um bom exemplo é a ajuda nas finanças do seu negócio. Usando um bom software, é possível otimizar contas a pagar, controle de recibos e pagamentos. Além disso, obter visão sobre o caixa previsto e realizado da academia. 

Agora que a importância do controle de acesso em academia ficou claro, podemos dizer que o próximo passo é começar a realizar esse processo. Clique no link a seguir e veja mais detalhes sobre o sistema para academias que permite a realização desse processo de forma eficiente, simples e rápida. 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.