Podemos dizer que a proatividade é uma das características mais valorizadas e procuradas pelas empresas. Isso porque antecipar situações pode ajudar muito na estratégia da empresa.

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse tema e até mesmo o confundem com outros termos, como produtividade e reatividade.

Por isso, preparamos um conteúdo para te explicar muito mais do que o conceito de proatividade, mas também oferecer dicas com o intuito de promover e incentivar esse hábito em sua empresa.

Então, continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto.

O que é proatividade?

Proatividade é uma característica de pessoas que antecipam alguma situação ou possíveis problemas, sugerindo mudanças e soluções. É importante ressaltar que essa atitude é algo espontâneo e não uma forma para agradar os seus superiores.

Em outras palavras, uma pessoa proativa consegue enxergar maneiras de melhorar processos, mesmo que ninguém tenha pensado em algo.

Então, podemos considerar a proatividade como uma soft skill (habilidades e competências comportamentais de um funcionário)? A resposta é sim! Podemos acrescentar que essa característica está sendo cada vez mais valorizada nas empresas.

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Qual a diferença entre proatividade e produtividade?

Embora sejam características apreciadas dentro da empresa, a proatividade e a produtividade possuem conceitos bem distintos.

A produtividade está ligada à eficiência na entrega de resultados. Ou seja, a produtividade é o equilíbrio entre a quantidade e a qualidade do trabalho executado. Assim, um colaborador produtivo gera valor a um determinado propósito.

E como já vimos, a proatividade é a iniciativa do colaborador de realizar alguma atividade sem que alguém o tenha solicitado.

Além disso, vale ressaltar que ambos os termos estão interligados, uma vez que os funcionários proativos costumam ser bastante produtivos.

Qual a diferença entre proatividade e reatividade?

Podemos dizer que a reatividade é o oposto da proatividade. Ou seja, uma pessoa reativa é aquela que espera uma situação acontecer para depois tentar revertê-la.

Por outro lado, uma pessoa proativa age antes que algo aconteça, prevendo qualquer tipo de problema.

Essa atitude reativa pode levar à omissão e prejudicar o colaborador. Geralmente, uma pessoa reativa está sempre buscando aprovação e elogios.

Qual a importância da proatividade?

Sem sombra de dúvidas uma empresa valoriza bastante um colaborador que faz além do necessário. E às vezes, são pequenas ações que fazem um funcionário se destacar.

Sendo assim, esse tipo de profissional sai da sua zona de conforto e não se limita, pois ele tem segurança de suas entregas. Assim, o gestor sente mais confiança e liberdade para delegar tarefas a esse colaborador. Como consequência, a equipe atinge a meta mais rápido.

Veja abaixo alguns dos benefícios que a proatividade traz para a empresa:

  • maior produtividade e melhores resultados;
  • otimização do tempo;
  • desenvolvimento de competências;
  • estimula a criatividade;
  • jornadas de trabalho mais organizadas;
  • indicadores para retenção de talentos e geração de novas oportunidades.

Dessa forma, quanto mais o colaborador tem autonomia em suas atividades e se desenvolve, automaticamente a empresa cresce e se destaca no mercado de trabalho.

Quais as principais características de um colaborador proativo?

Há algumas características que os gestores e até mesmo o responsável pelo RH podem observar e reconhecer se o colaborador é proativo. São elas:

  • expõe opinião e sugere soluções;
  • assume responsabilidades;
  • possui foco nos objetivos;
  • está sempre à disposição para auxiliar a equipe;
  • não é procrastinador, pelo contrário, antecipa suas ações;
  • é resiliente;
  • tem sempre a iniciativa;
  • percebe e aproveita as oportunidades que aparecem.

Além desses comportamentos, outra característica muito comum em colaboradores proativos é a vontade de se tornarem profissionais cada vez melhores. Assim, eles estão sempre buscando novos desafios e entregam bons resultados.

Como desenvolver e incentivar a proatividade no trabalho?

Já vimos que a proatividade é uma característica espontânea, ou seja, não é forçada. Contudo, existem algumas ações que a liderança e o RH podem tomar para desenvolver a proatividade.

Veja algumas práticas para desenvolver a proatividade na sua empresa:

  • Promova a participação da equipe: faça perguntas e incentive a participação de todos da equipe. Fique de olho nos indicadores de desempenho do seu time.
  • Planejamento: para que um projeto tenha êxito, é importante um planejamento estratégico. Então, sugira aos seus colaboradores a iniciativa de elaborar projetos com intuito de trazer melhorias.
  • Tenha prioridades: não adianta entregar o máximo de atividades possíveis se elas não são relevantes para a estratégia da empresa. Por isso, é importante estimular o senso de prioridade em sua equipe.
  • Promova treinamentos e incentive o desenvolvimento: buscar o conhecimento para a área de atuação é um dos melhores jeitos de mostrar proatividade. Por isso, incentive a sua equipe a sempre estudar e se desenvolver.
  • Incentive a autonomia: ter uma equipe autônoma é importante para o crescimento profissional dos colaboradores. Muitos deles são criativos e possuem muitas ideias que podem contribuir para o time, mas que podem ficar limitados.
  • Estimule a tomada de decisão: para uma atitude proativa, é muito importante ter voz e saber tomar uma decisão. Por outro lado, os funcionários podem se sentir travados quando precisam tomar alguma decisão. Sendo assim, motive essa atitude (dentro das limitações do cargo, é claro).

Conclusão

Não é à toa que a proatividade está entre as características mais valorizadas e requisitadas nas empresas. O fato de se antecipar e buscar soluções antes de algum acontecimento negativo é uma qualidade que contribui muito para a entrega de bons resultados.

Porém, para que os colaboradores sejam proativos, a empresa precisa cuidar de sua cultura, pois esse fator influencia muito na proatividade. Isso porque uma boa cultura organizacional gera funcionários cada vez mais engajados.

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