Guia do CFTV: tudo o que você precisa saber

guia do cftv

As câmeras de segurança são importantes equipamentos de segurança para residências e estabelecimentos comerciais. Elas são responsáveis por monitorar ambientes, possibilitando a identificação de suspeitos e ajudando a inibir a ação de indivíduos mal-intencionados. O Guia do CFTV vai apresentar as principais informações sobre o circuito de TV, para que você entenda como funciona e as vantagens de contar com essa solução.

O que é CFTV

O CFTV ou Circuito Fechado de Televisão, pode ser entendido como o sistema de vigilância interno, realizado por meio de câmeras distribuídas estrategicamente e integradas a um dispositivo de operações centralizado, que conta com monitores para a transmissão e gravação das imagens capturadas.

A tecnologia de vigilância começou a ser utilizada no século passado, em 1942, na Alemanha, a empresa Siemens instalou o primeiro grupo de câmeras para acompanhar o lançamento de foguetes que acontecia durante a Segunda Guerra Mundial.

Desde então aconteceu uma evolução da tecnologia. A princípio os sistemas só geravam imagens que podiam ser acompanhadas ao vivo, a partir da década de 70 foi desenvolvido dispositivos que permitiam a gravação das imagens e sua reprodução posterior, configurando a versão tradicional do CFTV, tal como ela é amplamente conhecida atualmente.

Hoje em dia há a possibilidade de encontrar Circuitos de TV munidos das mais avançadas tecnologias disponíveis, com destaque para as câmeras de segurança capazes de identificarem pessoas por meio da leitura facial e os transmissores de imagens via wi-fi.

No próximo tópico do Guia do CFTV vamos apresentar algumas informações sobre o funcionamento do circuito e seus principais componentes. Confira:

Guia do CFTV: como funciona este equipamento

Podemos dizer que o funcionamento de um Circuito de TV está relacionado à duas atividades primordiais: capturar e transmitir imagens.

O equipamento responsável pela captura das imagens é câmera de segurança, ela transmite as filmagens para uma dispositivo que fará a gravação do vídeo, esse componente é conhecido como DVR.

É importante destacar que, para o bom funcionamento de câmeras de segurança, deve ser acoplado ao equipamento uma fonte de alimentação de qualidade, isso garantirá que as filmagens acontecerão sem nenhuma parada ou problema.

Além disso, para evitar interferências no sinal transmitido, deve-se ter cuidado quanto ao posicionamento da câmera, tal como garantir que todos os conectores sejam colocados corretamente, evitando também a perda de sinal.

O gravador também merece atenção. Muitas pessoas pensam que a qualidade das filmagens depende apenas das câmeras de segurança, porém gravadores de baixa qualidade também interferem no resultado das filmagens. Além de contar com um bom DVR, é preciso providenciar uma fonte de alimentação (no-break) para assegurar que esteja sempre gravando e transmitindo as imagens.

banner-ebook-gratis-seguranca-em-condominios

Importância do circuito para casas e empresas

As câmeras de segurança são importantes para reduzir e evitar a incidência de crimes contra pessoas ou patrimônios, por meio do monitoramento em tempo real é possível acompanhar toda a movimentação de áreas ou ambientes.

Além disso, a tecnologia permite que a captura de imagens aconteça 24 horas por dia, garantindo total segurança aos moradores ou donos de empresa.

Outro fator importante é a possibilidade de acompanhamento em tempo real. Hoje em dia há circuitos de TV que são capazes de transmitir as imagens ao vivo por meio da internet, possibilitando o monitoramento por smartphones, computadores ou outros dispositivos conectados à web.

Principais vantagens

Confira agora neste Guia do CFTV as principais vantagens de contar com um Circuito de Televisão.

1. Instalação simples e baixo custo de manutenção

Diferente de outros equipamentos que possuem instalação complexa, o CFTV possui uma aplicação fácil e básica. O posicionamento das câmeras deve atender à demanda de segurança do local e a configuração do gravador pode ser realizada por qualquer pessoa, contando com a ajuda das informações disponibilizada em manuais.

Entretanto, é aconselhado contar com a ajuda de empresas e profissionais que tenham experiência em projetos de segurança, para assegurar um bom resultado, ou seja, a proteção residencial ou de empresas.

O custo de manutenção é baixo. Estes equipamentos, normalmente, possuem uma vida útil prolongada, de uma forma que não é preciso a troca constante de peças ou atualização de sistemas.

2. Vigilância de vários ambientes ao mesmo tempo

Usando um Circuito de TV é possível acompanhar a movimentação em todos ambientes da casa, condomínios ou da empresa. O CFTV agrupa todas as câmeras em uma única central, permitindo a visualização simultânea.

Outra vantagem relacionada com a vigilância é a possibilidade de acompanhamento ao vivo das imagens capturadas. Como mencionamos anteriormente, isso se dá devido à tecnologia wi-fi que já está presente em alguns equipamentos e permite a transmissão das filmagens via internet.

3. Integração com outros sistema de segurança

A proteção de uma residência ou empresa depende da força conjunta de vários equipamentos. O CFTV permite a integração com sistemas de alarmes, sensores de iluminação e de presença, além disso há formas de conectar com ferramentas usadas para alertar entidades de segurança pública e vizinhos sobre movimentações suspeitas.

Além da integração com outros equipamentos, há também a utilização de várias tecnologias disponíveis. Como falamos no começo do Guia do CFTV, a identificação facial já é uma realidade em circuitos, sendo utilizada para monitorar cidades, normalmente locais que contam com grande fluxo de pessoas.

guia do ctfv integração com outros sistemas

Guia do CFTV: segurança para empresas

Estabelecimentos comerciais merecem destaque neste Guia do CFTV. Usar um sistema de vigilância interna é fundamental para garantir a segurança do negócio, tanto contra a ação de pessoas externas, quanto para eventos internos.

O monitoramento do depósito e do estoque da empresa é essencial para garantir que os bens estejam protegidos. Além de evitar furtos internos, as câmeras de segurança são importantes para passar uma imagem de organização segura, inibindo a ação de furtadores.

O controle de acesso também é influenciado pelas imagens de um CFTV. As imagens podem ser usadas para comprovar entrada e saída de colaboradores, servindo como prova em ações trabalhistas.

CFTV: segurança, comodidade e tecnologia

O Circuito de TV é o equipamento de segurança que oferece segurança, comodidade e tecnologia para os usuários. Usando a tecnologia eficiente para monitorar ambientes, o CFTV entrega resultados eficientes vigiando locais, inibindo a ação de invasores e auxiliando na execução de ações rápidas para evitar prejuízos.

Orçamento CFTV online

Aqui na Ortep trabalhamos com os melhores fornecedores e equipamentos. Todos os produtos são regulamentados e homologados. Para solicitar um orçamento de CFTV para a sua empresa, condomínio ou residência, preencha seus dados abaixo.

Topo