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Você já ouviu falar em soft skills? Elas são um conjunto de habilidades relacionadas diretamente com a inteligência emocional das pessoas, as quais não são se aprendem em livros, na escola ou faculdade, mas sim nas experiências do dia a dia. 

Mas o que o mercado de trabalho tem haver com isso? A verdade é que é necessário desenvolver essas habilidades intrínsecas, que precisam acompanhar o dia a dia das organizações. Afinal, mais do que um currículo perfeito é preciso saber usar o conhecimento na prática, levando-se em conta a diversidade de pessoas e emoções que convivemos todos os dias!

Diferença entre hard skills e soft skills

Existe uma grande diferença entre as hard skills e as soft skills. Quando se fala em habilidades, logo as associamos àquilo que é físico, ou seja: formação em determinado curso, informática avançada, inglês e espanhol concluídos e etc. Essas são as hard skills, aprendidas em escolas, faculdades, instituições e cursos.

Como mencionamos no início do artigo, as soft skills são habilidades necessárias para suprir as demandas do mercado na área de gestão de pessoas, tais como a comunicação clara, empatia, resiliência e entre outras que explicaremos mais adiante.

Muitos profissionais estão sendo contratados pelas hard skills, mas estão sendo demitidos pela ausência das soft skills

Conheça as soft skills mais relevantes do momento

Então, se você possui uma empresa ou faz parte da equipe de colaboradores, precisa entender a importância dessas habilidades para a sua equipe de trabalho, ajudando-os a se desenvolverem no ambiente organizacional. Vamos conhecê-las então:

Comunicação clara e eficaz 

Comunicar-se com outra pessoa vai muito além de falar o mesmo idioma. Nesse quesito, a comunicação precisa ser clara, passando a mensagem ao outro e se fazendo entender aos diferentes públicos. 

Criatividade

Mesmo que algumas pessoas sejam naturalmente mais criativas que outras, qualquer indivíduo consegue desenvolver a criatividade, principalmente para resolver problemas – pensando em soluções rápidas e criativas!

Ser resiliente 

É a capacidade de passar por momentos de crise e pressões, mas ainda assim conseguir se recuperar e superar os obstáculos. Muitos colaboradores acabam desistindo da empresa ao menor sinal de dificuldade, pressão ou problema, aumentando assim o índice de turnover negativo!

Empatia 

É a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, compreendendo de maneira mais realista possível os seus sentimentos, pensamentos e dores. 

Essa é a soft skill mais requisitada nos dias de hoje, principalmente para os gestores e líderes das organizações. Muitas vezes, basta uma conversa sincera com o colaborador para entender o que ele sente, suas expectativas e conflitos no dia a dia organizacional. 

Liderança

Não estamos falando de chefes autoritários, mas sim de líderes focados que se comprometem com a sua equipe – reunindo todas as outras soft skills em um único líder!

Ética no trabalho

Basicamente essa soft skill se desenvolve no vínculo familiar – de maneira mais subjetiva – mas acaba amadurecendo no convívio com as pessoas na escola, faculdade ou no trabalho. 

O que significa ter ética no trabalho? Faz parte de um conjunto de valores, atitudes e normas responsáveis por guiar o comportamento dos colaboradores na empresa – incluindo os chefes, líderes, gestores e etc.

Todas essas tendências estão relacionadas e ligadas entre si, pois assim formam um conjunto, algo estabelecido dentro das organizações – até que se torne parte da cultura organizacional. 

Como promover as soft skills dentro da empresa?

É necessário trabalhar essas habilidades constantemente nas empresas, a começar pelos gestores e líderes, eles devem dar o exemplo. 

A postura dos que estão à frente da empresa nunca deve ser de autoritarismo e inflexibilidade, caso contrário, o time nunca funcionará bem.

  • Honestidade no trabalho – nada de delegar a culpa sempre nos outros em detrimento de si mesmo (a).
  • Respeite as informações sigilosas sobre a privacidade dos clientes.
  • Tenha prudência nos relacionamentos profissionais, evitando misturar pessoal com profissional.
  • Comprometimento com aquilo que lhe for confiado.
  • Humildade é necessária em qualquer lugar, ou seja, ninguém é melhor do que ninguém. 
  • Saiba fazer críticas no momento certo, sem ofender as pessoas ou se autopromover em cima delas. 

O dia a dia nas organizações não é fácil, pois cada pessoa é de um jeito. Respeitando as diferenças de cada um e trabalhando em equipe, é possível criar um time incrível.

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