Onboarding é muito mais que um treinamento. Esse termo significa guiar um novo usuário quando esse está dando os primeiros passos na empresa, garantindo assim o sucesso do cliente. Nesse artigo vamos te mostrar qual a importância do onboarding durante a jornada do cliente. Vamos nessa?

O que é o sucesso do cliente?

Antes de mais nada, vamos entender o que é o sucesso do cliente? Essa expressão é a tradução para Customer Success e ele surgiu no ano de 1996. Foi o CEO da Vantive, John Luongo que falou pela primeira vez nesse termo como uma forma de melhorar a relação da empresa com os seus clientes.

O sucesso do cliente é uma metodologia que consiste na experiência do usuário durante toda a sua jornada na empresa. Algumas pessoas confundem e acreditam que o Customer Success é somente a área de atendimento ao cliente ou suporte.

Porém, é importante ressaltar que o sucesso do cliente não é um setor ou um departamento, e sim uma filosofia para toda a empresa.

Qual o principal objetivo do onboarding para o cliente?

Diante do conceito de sucesso do cliente, já percebemos que o onboarding é extremamente significativo para a satisfação do usuário, uma vez que o seu objetivo é garantir que os clientes aproveitem ao máximo o produto ou a solução adquirida.

Quando você compra um produto novo, por exemplo, geralmente você tem dúvidas sobre como utilizá-lo. A maioria vem com o manual de instruções, mas se tratando de softwares ou aplicativos com muitos detalhes, só o manual não é suficiente.

Além disso, você quer receber um produto com todos os benefícios que foi prometido durante a venda, não é mesmo?

Por isso, investir em uma estratégia para direcionar e orientar os clientes a buscar sempre os melhores resultados é primordial para alcançar o sucesso de ambas as partes.

A importância do onboarding para o sucesso do cliente

O intuito desse conteúdo é te mostrar o quão importante é passar por todo o processo de aprendizado após a aquisição de um produto ou serviço. Dessa forma, listamos as vantagens que os usuários e as empresas ganham ao optar pelo onboarding visando o sucesso do cliente.

Envolvimento com o cliente

Ter um contato mais próximo com o seu cliente, permite que você conheça a fundo todos os seus desafios. Isso te ajuda a tomar medidas ativas e antecipar qualquer tipo de surpresa indesejável.

Além disso, você estreita o relacionamento com os seus usuários, proporcionando um ótimo resultado para ambas as partes.

Compartilhamento de conhecimento

Nessa fase do onboarding, o seu cliente está no processo de aprendizado em relação ao seu produto ou serviço. Então, se você quer que o seu cliente tenha sucesso, mostre o caminho a ele.

Esse é um ponto muito importante: o cliente só verá o valor da solução que você oferece se ela resolver algum problema dele. Contudo, isso só irá suceder se o usuário souber utilizar corretamente os produtos que sua empresa oferece.

Dessa forma, estruture um método de treinamento que irá capacitar seus clientes de forma que ele tenha total conhecimento dos seus produtos.

Melhor aproveitamento da solução

Como vimos no tópico anterior, se o cliente tiver uma boa orientação, ele irá aproveitar a sua solução por completo. Dessa forma, o seu cliente evitaria entrar em contato com a sua empresa para solucionar dúvidas, uma vez que ele está experiente na sua solução.

Além do treinamento, pequenas ações, tais como um vídeo explicativo ou um manual, ajudam os seus clientes a esclarecerem uma rotina sem a necessidade do auxílio de um técnico. Com isso, os seus clientes economizam tempo e você garante a satisfação de cada um deles.

Clientes mais satisfeitos

E como resultado do onboarding de clientes na cultura organizacional, você coleciona uma gama de fãs satisfeitos com as suas soluções e o seu atendimento.

Lembre-se que o sucesso do seu cliente também é o seu sucesso.

Conclusão

Por fim, diante de tudo o que foi exposto, percebemos que traçar uma jornada bem estruturada para o seu cliente auxilia no desempenho de toda a empresa. Aqui na Ortep, estamos passando por essa mudança, com o objetivo de levar o sucesso até você.

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