O desenvolvimento humano é uma preocupação que, cada vez mais, faz parte do dia a dia dos gestores de um negócio. Sabendo que os profissionais são a fonte do crescimento da organização, os responsáveis pela gestão de pessoas estão apostando em coaching executivo, para melhorar as relações interpessoais dos colaboradores da empresa.
O que é coaching executivo?
Podemos definir coaching como uma metodologia de desenvolvimento humano, que pode ser aplicada em diversas áreas.
Coaching executivo é a aplicação da metodologia de desenvolvimento humano, por meio de práticas e que estimulem o desenvolvimento profissional do indivíduo ou do grupo. O grande objetivo desse processo é gerar melhoria da performance do profissional e com isso aumentar a produtividade dele na empresa.
Fizemos um artigo apresentando as vantagens de uma prática de reconhecimento do trabalho. Confira.
O coaching executivo normalmente é um processo aplicado junto aos líderes da empresa, gestores de áreas e colaboradores que ocupam cargos de liderança, estes recebem essa formação para que assim, consigam exercer a função de influenciadores positivos junto à equipe.
Benefícios do coaching executivo para as empresas:
A prática do coaching executivo nas empresas é importante para estimular algumas competências de um profissional, que normalmente, não são ensinadas nos cursos de formação.
Como o foco é no desenvolvimento humano, algumas áreas como a capacidade de intermediar conflitos, motivação constante, relacionamentos construtivos e saudáveis, atitudes positivas e pensamento estratégico, são temas constantes de ações de coaching executivo.
Essas áreas e capacidades são essenciais para que um líder de área ou gestor do negócio, possa manter sempre a equipe focada em suas atividades, além disso, ajudam a entender o funcionamento de cada colaborador, evitando desgastes e situações problemáticas.
Empresas que já investem em coaching executivo colhem resultados diretos na operação, pois o aumento da produtividade e o aumento da capacidade de produção de cada colaborador estão ligados aos estímulos desse processo.
Já falamos aqui sobre a importância do salário emocional, você pode ler o artigo neste link, além de todos benefícios que falamos acima, o coaching executivo está diretamente ligado ao emocional do profissional, pois é uma forma de estimular o desenvolvimento e oferecer uma vantagem não material para esse colaborador.
Na prática, conheça 3 ferramentas utilizadas durante o processo de coaching executivo:
Perfil executivo: por meio dessa ferramenta é trabalhado a formação do executivo como um sócio em construção da empresa. Assim é possível estimular o engajamento desse indivíduo com a organização.
Autofeedback de líder: uma pessoa que se encontra em um cargo de liderança deve passar constantemente por uma avaliação pessoal do seu trabalho como líder, dessa forma durante o processo de coaching executivo é trabalhado todas as habilidades de um líder e as formas de avaliar e buscar melhorias.
Habilidades e competências: será que seus liderados conseguem mostrar todas as habilidades que possuem? Um dos grandes objetivos desse processo é estimular o uso de todas as competências e habilidades e, ainda, conseguir incentivar as pessoas da empresa a chegarem ao máximo que elas podem.
Quer saber como promover momentos de interação em sua equipe? Veja esse artigo sobre dinâmicas de grupo para motivação no ambiente de trabalho.
Conclusão: coaching executivo é sinal de alto nível
O mercado está cada vez mais competitivo e dinâmico, de forma que exige que as empresas sempre produzam em alto nível, sendo assim, para alcançar grandes resultados é indispensável que os colaboradores também atuem nesse ritmo.
Um processo de coaching executivo é a forma de fazer com que todos os gestores, líderes e colaboradores, consigam desenvolver suas habilidades de forma plena. Por meio de um desenvolvimento humano as habilidades pessoais são melhoradas e o resultado é visto na produtividade e lucratividade da empresa.
Está com problemas em entender os custos dos seus colaboradores? Faça o download da planilha Custo do Funcionário.