As dinâmicas de grupo já são utilizadas por empresa há décadas. E, apesar de seu conteúdo ter tido muitas variações em todos esses anos, sua essência permanece a mesma: testar os participantes de alguma forma ou motivar equipes.
Desenvolver uma equipe é muito importante para manter saudável o ambiente de trabalho. E, com essa saúde organizacional, vem também uma melhor taxa de produtividade do time.
Em nosso artigo vamos tratar sobre essas dinâmicas e sobre a importância que elas têm para a construção de um relacionamento melhor entre os membros da equipe – além da motivação que elas são capazes de produzir.
Aproveite o conteúdo, faça uma boa leitura!
Sumário
O que é uma dinâmica de grupo?
Dinâmica de grupo é uma metodologia que as empresas utilizam, em que consiste na formação de equipes a fim de avaliar suas habilidades interpessoais.
Essa dinâmica consiste em desenvolver o comportamento do coletivo, identificar as competências em um momento avaliativo, mas descontraído, engajando os times e trabalhando as soft skills e o perfil comportamental de cada indivíduo.
Como funciona o trabalho em grupo?
Para funcionar, o trabalho em grupo deve ser muito bem estruturado. Afinal, até que a equipe se conheça e tenha certa sinergia, é necessário tomar algumas ações.
Em um modelo criado por Bruce Wayne Tuckman em 1965 e atualizado em 1977, o chamado Modelo de Tuckman, o trabalho em grupo é estruturado em diferentes etapas.
1 – Formação
Primeiramente, há a identificação das metas, para depois acontecer a formação do grupo. Alguns requisitos para existir um grupo são o compartilhamento de metas, a identificação entre os integrantes e se sentir parte dele.
2 – Confrontação
Após a definição das responsabilidades de cada membro do grupo, tem-se a fase de confrontação. O entusiasmo é alto, assim como os níveis de competência, já que ainda não há grau elevado de conhecimento entre os integrantes.
Aqui, pouco trabalho é realizado, já que ainda não há uma definição clara do papel que exercerá cada um.
3 – Normatização
Essa é a fase na qual ocorrerão as definições dos processos de trabalho. Agora, tanto o entusiasmo quanto o grau de competência aumentam.
Os conflitos diminuem nesse estágio, já que os integrantes se conhecem melhor, bem como suas competências e habilidades.
E, como já existe um líder nessa etapa do processo, ele tem o papel de definir o processo e como as tarefas serão realizadas.
4 – Performance
O nível 4 é o pico do desempenho no quesito produtividade, bem como do entusiasmo e nível de competências.
O grupo já se conhece e trabalha conforme o ambiente que criaram, o que diminui a dependência de uma revisão das tarefas a serem executadas. As regras criadas pelo grupo já são mais flexíveis e surge o sentimento de orgulho por ser parte integrante.
5 – Dissolução
Etapa caracterizada pela finalização do projeto para o qual o grupo se reuniu.
Quais os benefícios em uma dinâmica de grupo?
Como vimos no primeiro tópico desse artigo, as dinâmicas de grupo são fundamentais para melhorar as habilidades interpessoais, logo realizá-las é fundamental e gera benefícios visíveis para a organização.
Veja abaixo as principais vantagens:
- Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;
- Desenvolvimento de liderança;
- Estímulo à criatividade e inovação;
- Fortalecimento do trabalho em equipe;
- Melhoria na comunicação;
- Melhora no clima organizacional;
- Resolução de conflitos;
- Maior produtividade no trabalho.
Por que dinâmicas de grupo motivam?
Dinâmicas de grupo motivam, pois geram estímulos nos colaboradores. Existem muitos gestores que ao tentarem reter um talento, oferecem aumento de salário ou mais benefícios. Em alguns casos funciona, pois a motivação é bastante variável e depende um indivíduo para outro.
Mas, geralmente, vemos que dinheiro não é um fator motivacional o suficiente para se reter um talento na empresa. Bem como, conforme o tempo passa e as relações trabalhistas se tornam mais dinâmicas e, ao mesmo tempo, mais corridas, o funcionário busca estar em um ambiente que se sinta bem, ou seja, um local acolhedor.
À vista disso, ao realizar dinâmicas com esse intuito, de descontração e, ao mesmo tempo, conhecimento e autoconhecimento, os gestores e profissionais de RH estão gerando estímulos em seus colaboradores.
Como organizar uma dinâmica de grupo?
Para organizar uma dinâmica de grupo, previamente a qualquer ação, é necessário estruturar e identificar os propósitos e resultados que pretendem ser obtidos com a metodologia.
Com a intenção já definida:
01 – Escolha o melhor momento: saber reconhecer o momento ideal para uma dinâmica de grupo é fundamental, assim você obtém os resultados desejados.
02 – Seja criativo e original: para o processo ser dinâmico é indispensável que o momento da ação seja descontraído, logo, ser criativo e original a formular esse processo faz toda a diferença em seu resultado.
03 – Espaço ideal = desfecho esperado: distinguir o local apropriado para a atividade traz mais profissionalismo para ação. Principalmente se for para um grupo selecionado, a privacidade e acomodações pertinentes fazem total diferença na desenvoltura da dinâmica.
04 – Prepare-se: estruture a dinâmica, organize todo o material necessário, a fim de obter tudo que precise para realizá-la.
05 – Informe os participantes: com tudo pronto, marque uma data e horário, informe os participantes previamente para que eles também se organizem e façam uma dinâmica incrível.
Como escolher a melhor dinâmica de grupo?
Para escolher a dinâmica de grupo certa não existe uma fórmula mágica para seguir. Você como líder ou promotor da atividade tem que compreender acima de tudo o momento ideal e qual metodologia melhor se aplica ao resultado esperado.
Por exemplo, ao aplicar uma dinâmica de desafio, no qual o objetivo é testar a capacidade dos candidatos, não pode esperar obter resultados como: um entrosamento para o sucesso da equipe que está em seu primeiro dia.
Atente-se a esses fatores e terá sucesso em suas dinâmicas de grupo!
Formas de analisar os participantes em uma dinâmica de grupo
Como citamos no tópico anterior, o momento ideal e a metodologia correta são imprescindíveis para uma boa dinâmica de grupo, mas como toda ação tem uma finalidade, você pode definir parâmetros como:
- A capacidade do participante de atuar em grupo;
- Criatividade e disposição exercidas durante o processo;
- Habilidades de comunicação e oralidade;
- Resistência física, mental e social à situação indicada;
- Senso de liderança e participação da dinâmica.
Por meio desses e de outros parâmetros de análise, chegar ao objetivo final é muito mais fácil. Os utilize como indicadores aí na sua empresa também!
Quais são os principais tipos de dinâmicas de grupo?
As dinâmicas de grupo, quando baseadas em dados, tornam-se ferramentas primordiais para alcançar resultados e indicadores incríveis.
Em vista disso, ao utilizá-las em processos seletivos, reciclagem de equipes ou treinamentos corporativos, você identifica insights maravilhosos para a sua empresa. Em seguida, realçamos 7 tipos de dinâmicas de grupo:
Dinâmicas de apresentação
As dinâmicas de apresentação são comumente utilizadas em onboarding ou em início de treinamento, ou até mesmo quando entra um colaborador novo na equipe. Elas servem para “quebrar o gelo”, fazer com que todos se conheçam e o clima fique mais suave.
Dinâmicas criativas
Se você deseja explorar ao máximo a criatividade da sua equipe, esse tipo de dinâmica é o ideal. O seu objetivo principal é estimular a imaginação e observar como os colaboradores são dinâmicos com suas ideias e performances.
Dinâmicas de solução de problemas
O senso crítico de colaboração e trabalho em equipe é o ponto auge desse tipo de dinâmica. Aplicando esse modelo, você observa como os seus colaboradores performam em equipe e ao meio de um problema iminente. Por conseguinte, reforça o preceito de que juntos sempre chegam mais longe.
Dinâmicas de liderança
Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, esse tipo de dinâmica não diminui ou substituí o líder atual, ela se configura como impulsionadora de novas lideranças.
Além de preparar o funcionário para eventuais cenários, o tornando cada vez mais protagonista de sua própria carreira e gera ao aplicador da atividade novas perspectivas em relação ao seu time.
Dinâmicas de competição
Nesse modelo de dinâmica, a competição é utilizada de forma saudável para impulsionar os colaboradores a aguçarem novos desafios e perspectivas, tal qual o nível de desempenho e habilidades.
10 exemplos de dinâmicas de grupo para engajar o seu time
Estamos quase chegando ao fim do nosso artigo e não poderíamos terminá-lo sem deixar alguns exemplos de dinâmicas de grupo que você pode aplicar, dependendo da realidade da sua empresa e transformar os setores por meio do setor de gente e gestão.
Veja quais são:
- Atividade das semelhanças;
- Caça ao tesouro;
- Carta para o futuro;
- Cubos solidários;
- Dinâmica da observação;
- Dinâmica das mãos dadas;
- Dinâmica do desafio;
- Jogo das possibilidades;
- Simulação de vendas;
- Verdade ou mentira.
Como podemos perceber, as dinâmicas em grupos são ferramentas incríveis que podem otimizar a realidade dos setores de gente e gestão. Então, encontre o momento certo e aplique uma das metodologias com os colaboradores da sua empresa.
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