Inclusão Social no processo seletivo: entenda a importância

Falar sobre temas como a diversidade e a inclusão de pessoas em nosso país torna-se cada vez mais comum. Porém, não é apenas nos círculos sociais que o assunto precisa ser repensado. Sobretudo no ambiente corporativo, é essencial levar em conta a diversidade de pessoas e a inclusão social no processo seletivo para garantir posicionamento no mercado.

Porém, o que mudar para que isso se concretize? O primeiro passo é considerar mudanças efetivas no corpo de trabalho do seu empreendimento. Assim, vamos dar algumas dicas importantes sobre como explorar a inclusão social no processo seletivo. Além disso, você vai conhecer quais são os benefícios que vêm dessa empreitada.

Continue acompanhando e vamos lá!

O que é inclusão social?

A inclusão social é, em resumo, oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços para todos. Aqui, não estamos falando apenas de raças, mas também diferenças de classe social, deficiência, faixa etária, educação etc.

Assim, praticar a inclusão social implica pôr em prática um conjunto de ações e mudanças comportamentais que objetivem “incluir a diversidade”. Nas grandes corporações, essa já é uma realidade mais comum, que não apenas busca cumprir com a contratação de pessoas diferentes, mas também enxerga valor no processo.

Mais adiante, vamos entender algumas ações que podem ser incorporadas à inclusão social no processo seletivo da sua empresa. E, além disso, discorrer sobre a importância de aderir a essa causa.

1) Repense como você anuncia a vaga

O modo como uma empresa anuncia uma vaga diz muito sobre a sua política organizacional, e isso inclui a cultura do negócio. A atração do candidato é a primeira etapa para o processo seletivo, que deve ser inclusivo por si só. Porém, é preciso repensar algumas frases e termos utilizados a fim de tornar essa primeira experiência um sucesso.

Por exemplo, é melhor não transparecer a necessidade de altos níveis de educação, pois nem todos os candidatos aptos ao cargo podem se sentir seguros com isso. Procurar utilizar artigos inclusivos, que não excluam as mulheres da chamada, também é importante.

Uma dica é falar abertamente sobre a inclusão de pessoas LGBT+, com diferentes condições sociais e financeiras, além de diferentes raças, e as PCD (Pessoas com Deficiência), mostrando logo de cara que esse assunto importa para o seu negócio.

2) Priorize as capacidades profissionais na entrevista

É comum que os profissionais de RH queiram saber sobre os planos futuros dos candidatos selecionados para a entrevista. Porém, muitos pecam na sensibilidade e foco nas capacitações profissionais.

Quantas vezes você já viu mulheres sendo questionadas sobre ter filhos ou deficientes sendo olhados como menos capazes apenas por sua condição? Pois é. Tudo isso deve ser considerado na hora de fazer as perguntas que trarão o colaborador para fazer parte do time. Ao ouvir coisas do gênero, além de se sentir inferior, o indivíduo pode até mesmo desistir da vaga por não se enxergar incluso na cultura organizacional da empresa.

Por isso, repense o que é realmente necessário perguntar durante uma entrevista. Isso se aplica também a dúvidas questionadoras para o candidato de condições sociais desprivilegiadas, bem como nível de educação pela falta de oportunidades melhores.

3) Reserve um percentual mínimo para a inclusão social

Uma ação efetiva e interessante para aumentar a diversidade na empresa é adotar o hábito de olhar ao redor. Se você olha para o seu negócio e percebe que tem pouca inclusão social dentro das equipes, talvez seja hora de ter vontade de mudar isso.

Nos momentos iniciais da seleção de pessoas, você pode fazer alguns cálculos e destinar x% de vagas para pessoas negras, x% para PCD (Pessoas com Deficiência), e por aí vai. Com isso, além de contribuir para o avanço da cultura inclusiva na empresa, a convivência dentro da organização também trará benefícios ao próprio negócio.

É o que vamos explicar mais adiante, então continue acompanhando!

4) Conte com o auxílio da tecnologia

Como em toda organização, contar com o auxílio da tecnologia já deve fazer parte do seu dia a dia. Mas você já parou para refletir sobre plataformas de recrutamento que auxiliam na inclusão social no processo seletivo?

Hoje, já existem softwares que auxiliam nesse processo para garantir uma experiência de maior qualidade – e diversidade – durante o processo seletivo. Alguns deles são o da Sólides, Gupy e Vagas for business. Na maioria das vezes, essas ferramentas atuam com base na Inteligência Artificial, auxiliando na tomada de decisões e automatizando os processos de seleção e recrutamento. Assim, é possível contar com auxílio tecnológico para atrair as pessoas certas para as vagas certas.

Qual a importância da inclusão social no processo seletivo?

Enfim, vamos falar sobre os diversos benefícios de valorizar a diversidade e a inclusão social no processo seletivo.

Primeiro, é preciso ressaltar que a lucratividade da sua empresa tem grandes chances de aumentar. Mas por quê? Com uma equipe integrada e diversificada, contando com diferentes vivências e perspectivas, o posicionamento do seu negócio no mercado só tem a prosperar.

Isso ocorre porque, para lidar com o público, é preciso conhecê-lo. Uma vez que você possui diferentes realidades dentro do seu próprio núcleo de atuação, a autonomia na tomada de decisões se torna mais concisa e completa. Com isso, as pessoas podem se sentir cada vez mais representadas e apostar nas suas soluções, em detrimento daquela organização que não pratica a inclusão social.

Hoje, vemos que as grandes empresas já procuram se posicionar de modo favorável à diversidade e à representatividade. Então, queira que a sua empresa faça parte dessa cultura. Procure sempre as melhores maneiras para evidenciar a importância da inclusão social, começando pelo processo seletivo. Mas lembre-se que isso também é essencial no cotidiano da organização.

Conclusão

É preciso que todos os colaboradores e funcionários tenham esse mindset pré estabelecido e livre de preconceitos. Somente então, você poderá perceber que houve uma clara otimização da produtividade e financeiro da empresa.

Assim, procure saber mais sobre a inclusão social no processo seletivo e comece a implementar as mudanças que você quer ver agora mesmo. E, já que estamos falando sobre processo seletivo, confira já Como montar um processo seletivo por videoconferência em épocas de pandemia! Esperamos que aproveite.

Topo