fbpx

Proteger os ambientes que frequentamos diariamente é uma prioridade, ainda que tudo pareça muito seguro do jeito que está. Você já pensou nos prejuízos de uma invasão a sua empresa ou condomínio? Com certeza, chegou a hora de pensar em reverter esse quadro e entender mais sobre o que é controle de acesso. 

A verdade é que esse tipo de investimento é algo que deveria ser uma prioridade para a maioria das pessoas, sejam empresas, condomínios ou, até mesmo, residências.

E não é somente este tipo de proteção que nos motiva a te explicar tudo sobre controle de acesso, mas imagine locais que demandam o simples controle a ambientes restritos. Seria muito ruim ter uma pessoa em cada lugar por conta disso, não é mesmo?

Neste guia, esperamos te mostrar como o controle de acesso é importante na vida de uma empresa ou de condomínios comerciais e residenciais. Tecnologia e automação caminhando juntos para otimizar sua segurança com tranquilidade.

Vem com a gente para entender mais sobre o assunto em um guia completo!

O que é o controle de acesso: definição

O controle de acesso é basicamente uma combinação das tecnologias hardware e software amplamente utilizado em empresas, condomínios e estabelecimentos comerciais. O principal intuito é proteger patrimônios e, é claro, os indivíduos que convivem diariamente em meio a um fluxo elevado de entrada e saída de pessoas. Além de tudo isso, a funcionalidade pode ser utilizada em outros ambientes restritos, basta a existência da necessidade de uma segurança reforçada.  

Para que serve?

Como você já pôde perceber, a importância de ceder espaço ao controle de acesso é algo imprescindível atualmente. Acompanhamos, muitas vezes, situações que comprometem a vida financeira de uma corporação, bem como a segurança física das pessoas envolvidas. 

O controle de acesso atua como uma barreira, composta principalmente por equipamentos que formam um sistema seguro para o cotidiano do seu funcionário e proteção do seu patrimônio.

Veja os principais objetivos do controle de acesso:  

  • Utilizado para controlar a entrada e saída de pessoas e veículos

Gerencie a movimentação de profissionais, funcionários externos e visitantes através de um sistema de cadastramento prévio. É possível consultar os dados sempre que necessário, além de alterar informações ou atualizar permissões. 

Assim, você consegue identificar quem solicita o acesso, checar permissões e bloquear acesso a pessoas não autorizadas. Também é muito simples registrar essas movimentações, sendo que o sistema alerta sempre que há uma tentativa falha.

  • Garante a sua segurança patrimonial

Evite invasões e arrombamentos à sua corporação. Ao notar que existe um sistema de controle de acesso, pessoas mal intencionadas tendem a recuar, desistindo de ultrapassar as barreiras que você criou. Assim, além da segurança física dos indivíduos envolvidos, você garante a manutenção de uma vida financeira saudável à empresa, na medida em que o patrimônio é protegido a 7 chaves.

  • Protege áreas restritas da empresa ou condomínio

É possível também variar o cadastro de áreas restritas a determinados funcionários, como as salas de reunião. Desse jeito, é possível segmentar as pessoas de acordo com sua atuação, no caso das empresas, eliminando conflitos e organizando os cadastros de modo personalizado. Nos condomínios, acontece da mesma maneira. 

  • Acompanhamento de dados em tempo real

Além da proteção, é possível acompanhar todos os processos através dos equipamentos adequados. Você pode monitorar os acessos consentidos e não consentidos, identificando os principais gargalos na segurança e, se necessário, pode também alterar os dados de usuários cadastrados. 

Diferentes tipos de controle de acesso

Vamos então aos principais tipos de controle de acesso, e quais suas principais tecnologias. Cada tecnologia tem o seu fim, e é preciso analisar qual delas trará mais efeitos positivos aos seus ambientes. É evidente que alguns deles contam com recursos mais atuais e precisos, então essa decisão deve levar em conta todas as variáveis possíveis.

Controle por Dispositivos de Bloqueio

São as tecnologias de controle de acesso que funcionam através do bloqueio de pessoas não autorizadas. Normalmente, são barreiras físicas que requerem a identificação do indivíduo para liberação do acesso. 

Você com certeza já viu um desses dispositivos por aí! Falaremos abaixo sobre as opções mais modernas, que incluem cancelas e catracas.

  1. Cancelas

São dispositivos automáticos utilizados geralmente em estacionamentos e portarias, integrados a softwares de controle de acesso. A liberação para o acesso de veículos ocorre, na maioria das vezes, mediante identificação por cadastramento prévio. É possível também utilizar o CFTV para acompanhar as cancelas, para que o sistema funcione com maior segurança. 

  1. Catracas Eletrônicas

Já as catracas eletrônicas se destinam ao acesso de pessoas, normalmente em recepções. Garante segurança à medida que geralmente há um profissional presente que pode acompanhar acessos negados de perto. Normalmente, requerem o cadastramento prévio realizado pelo funcionário responsável, conferindo proteção ao cotidiano de acesso.

  1. CFTV

O CFTV é um sistema de monitoramento por meio de câmeras. Com ele, é possível ter uma visão ampla sobre tudo que está acontecendo em determinado ambiente, através de uma tela simples de TV. As câmeras são instaladas em lugares estratégicos e você consegue ter segurança 24h, enquanto monitora o ambiente.

Controle por Identificação

  1. Cartões

Os cartões, principalmente os de proximidade, são uma opção muito utilizada para liberar o acesso dentro de empresas. É preciso instalar os leitores do cartão em locais próximos às catracas e portas, para que o acesso seja liberado. Assim, são muito seguros e utilizam a tecnologia RFID (Identificação por Rádio de Frequência), o que torna sua clonagem praticamente impossível. 

  1. Controle de Acesso Biométrico 

A biometria, por sua vez, atua com base em um sistema de atributos físicos que diferencia os indivíduos de forma eficaz. Funciona por meio da coleta biométrica de características únicas e invioláveis de cada pessoa, como a impressão digital que costumamos registrar em nossos documentos. Hoje em dia, esse é um dos métodos mais comuns e seguros para o controle de acesso, e há até mesmo estudos científicos que estudam sua inviolabilidade. 

Alguns recursos que utilizam a biometria para o controle de acesso são:

  • Impressão Digital

As linhas e contornos que possuímos nos dedos das mãos são características únicas, diferentes de pessoa para pessoa. Assim, a escolha de utilizar a impressão digital como um diferenciador de indivíduos é muito eficaz. 

Aliás, esse método é muito utilizado não apenas no controle de acesso, mas também em investigações criminais e registro de documentos como o RG e título de eleitor. No caso do acesso biométrico, capta-se padrões que são resgatados no momento da tentativa, liberando ou não o acesso.

  • Reconhecimento Facial

Ainda mais moderna, a técnica do reconhecimento facial no controle de acesso traz segurança extrema. Isso porque o leitor capta proporções, tamanhos e padrões do rosto, e o acesso é liberado normalmente através de uma câmera que possui as informações individuais cadastradas.

  • Reconhecimento por retina ou íris 

O reconhecimento biométrico por retina funciona por meio do mapeamento da retina humana. É um dos métodos mais seguros para o controle de acesso, pois violá-lo é uma tarefa praticamente impossível. 

O de retina funciona através da captura e identificação do usuário por meio dos vasos sanguíneos de seus olhos. Enquanto, por outro lado, o reconhecimento da íris mapeia os anéis coloridos em torno da pupila. 

Controle corporativo

Todos esses mecanismos são adequados ao controle de acesso corporativo. Caso sua empresa possui um grande fluxo de pessoas circulando diariamente, é mais confiável investir em um conjunto de ações que visem à proteção do acesso a ambientes.  

Mas, nada impede que vários modelos de equipamentos sejam combinados, em diferentes ambientes da corporação! O mais importante é garantir que uma pessoa seja responsável por esse controle e garanta o registro adequado das informações. 

Controle residencial

Para proteger a sua casa ou condomínio, as soluções em controle de acesso exercem também um papel essencial. Já pensou em ter uma pessoa desconhecida entrando na sua casa sem permissão?

Sempre acompanhamos histórias sobre arrombamentos e invasões que tiram vidas ou deixam prejuízos financeiros. Por isso, apenas pensar nessa possibilidade representa inseguranças diárias para você e sua família. Assim, como precaução fundamental, implementar um controle de acesso residencial diminui tais riscos drasticamente, conferindo tranquilidade para você e sua família mesmo quando não houver ninguém em casa. 

Sistema de controle de acesso 

O termo sistema é definido por “um conjunto de elementos”. Então, como já dissemos acima, é necessário que haja uma combinação para o sistema de controle de acesso. Assim, há equipamentos específicos para a necessidade do usuário, que pode desejar restringir o acesso a ambientes de inúmeras maneiras. 

Como funciona?

Agora que você já sabe o que é controle de acesso, vamos entender como funciona o sistema de controle de acesso. A princípio, ele trabalha em conjunto, aliado a equipamentos adequados para controlar o fluxo de pessoas. Esses diferentes tipos de controle de acesso formam um “kit” que resulta da escolha do consumidor ou orientação de um profissional. 

Esse sistema, por sua vez, atua por meio de um software de controle de acesso que permite rastrear e padronizar a segurança do ambiente protegido. É possível então gerenciar credenciais, conceder diferentes tipos de permissões de acesso e monitorar constantemente o fluxo de entrada e saída. 

Assim, todas as informações são armazenadas em um servidor, geralmente em nuvem. Além de cadastrar os indivíduos e suas respectivas possibilidades de acesso, é possível gerar relatórios e acompanhar de perto toda a movimentação, evitando até mesmo as horas extras indevidas. 

Para que o sistema de controle de acesso funcione para a segurança dos ambientes, uma pessoa deve ficar responsável por preencher as informações referentes aos usuários. Assim, seja por meio de portarias, senhas ou cartões, a tecnologia atua objetivando proteger a circulação diária de pessoas no seu local.

Controle para condomínios

A ideia de implementar o controle de acesso para condomínios vai muito além da mera proteção dos usuários. Centralizar todos os dados de acesso em apenas um sistema é algo que pode facilitar o modo de lidar com o fluxo de pessoas e organizar melhor tudo o que você precisa saber. 

Assim, o seu condomínio comercial pode se ver livre de várias pessoas controlando o acesso. As soluções automatizadas que um sistema proporciona reúnem esse controle em um só lugar, economizando recursos. Isso vale para o seu condomínio residencial, que pode ficar tranquilo em relação ao acesso de pessoas não autorizadas: elas serão bloqueadas devidamente.

Solução Completa em Controle de Acesso

Uma solução completa em controle de acesso oferece tudo o que você precisa, atendendo às suas necessidades com muita precisão. Ela existe com base em um projeto, sendo que o usuário paga apenas uma única mensalidade, cujo o valor cobre todos os hardwares e softwares que serão utilizados, na medida certa e de acordo com a sua necessidade.

Todo esse modelo é pensado para que o usuário não pague por um serviço que não será utilizado. Por isso, é um modelo mais atual baseado em uma assinatura de um serviço com opções de escolha que possam fazer mais sentido com a sua realidade.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa Solução!

A solução em controle de acesso da Ortep oferece tudo o que você precisa de forma prática e centralizada. Por exemplo, nossa empresa é responsável por fazer diagnósticos, cuidar dos hardwares, softwares e até mesmo garantir total suporte ao seu controle de acesso.

Assim, você contrata a solução e tem tudo na palma da mão e em apenas um só lugar. Não é mais necessário comprar itens isolados ou contratar inúmeros serviços aleatórios. Cuidamos de todos os reparos e manutenções necessárias para que o seu sistema funcione perfeitamente a todo momento. 

Se você se interessou pelo nosso trabalho, não deixe de conferir nossas soluções de perto! É só entrar em nosso site, que lá você entende mais sobre o nosso profissionalismo e qualidade. Saber o que é controle de acesso e conhecer a sua importância é algo necessário e que garante o bom funcionamento dos seus ambientes com a maior tranquilidade.

Assim, não perca mais tempo! Aproveite também para ver também outros conteúdos no blog da Ortep.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo. Anote essas dicas e até a próxima!

ASSINATURA-ORTEP

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.