A inovação chegou à área de Recursos Humanos por meio do RH 4.0. Se há um tempo, a utilização de tecnologia era pouco provável nesse setor, hoje é uma realidade e fator determinante para o sucesso de boa parte das ações. 

Mas, sabemos que essas mudanças não acontecem de uma hora para outra. Alguns desafios são reais e impactam o dia a dia de empresas e profissionais, sobretudo quando escolhem inovar e adotar mais tecnologia no cotidiano. 

Ao longo desse conteúdo, você vai entender o que é exatamente RH 4.0 e quais os desafios para conseguir aplicar essa revolução no dia a dia de um departamento de RH de forma prática. 

O que é RH 4.0?

RH 4.0 é o nome dado à revolução tecnológica e inovadora aplicada no setor de Recursos Humanos. Essa revolução acontece principalmente a partir da utilização de dispositivos, ferramentas, softwares e metodologias que ajudam a otimizar esse setor e pautar ações em dados. 

Esse conceito não é exclusivo do setor de RH. O termo foi criado a partir do conceito de Indústria 4.0, que é uma forma de denominar a chamada Quarta Revolução Industrial. Essa revolução tem como base, sobretudo, a utilização de inovações como a internet das coisas, computação em nuvens e Big Data e tem como objetivo deixar processos mais eficientes e produtivos. 

Voltando ao RH 4.0, o conceito se popularizou, principalmente, a partir da mudança de pensamento sobre a importância do setor de Recursos Humanos para empresas. Cada vez mais, esses setores ocupam lugares estratégicos nos negócios, impactando nos resultados gerais. 

Assim, otimizar, gerar mais eficiência e pautas em dados é uma necessidade natural para alcançar esse objetivo. Porém, não é um caminho fácil. Existem alguns desafios que cercam essa revolução, conheça quais são a seguir. 

Desafios por trás do RH 4.0

Como todas mudanças, o RH 4.0 apresenta alguns desafios, sobretudo em empresas e departamentos que ainda utilizam metodologias e processos antigos. Nessas situações, os desafios mais observados são:

Mudança comportamental: assim como toda revolução, é preciso mudar o comportamento e o pensamento a respeito de algo. Com o RH 4.0, não é diferente. Ainda é preciso convencer muitos profissionais sobre a importância da utilização de tecnologia em processos diários e isso pode ser um grande desafio. 

Recursos: para utilização de tecnologia é necessário investimento em recursos. Seja em treinamentos para que profissionais entendam e utilizem dispositivos, seja na aquisição de softwares e ferramentas. 

Quanto a isso, é necessário destacar a acessibilidade dessas tecnologias. Diferentemente do que muita gente pensa, não é preciso criar dívidas para contar com um setor de Recursos Humanos otimizado, muitas vezes, esses recursos já são destinados a destinos pouco utilizados ou ultrapassados. 

Integração e utilização correta: há o desafio por conta da utilização dessas tecnologias nas ações de RH. Muitas vezes é complicado pensar em um processo integrado e otimizado. Por isso, é necessário analisar bem dispositivos, ferramentas e softwares para que não torne ainda mais burocrático o setor de Recursos Humanos. 

Como deixar seu setor mais perto do RH 4.0?

Com base nesses desafios, a pergunta que fica é: como deixar meu departamento mais próximo do RH 4.0?

Por mais que pensem o contrário, essa resposta é bem simples e a sua implantação é acessível às empresas, independentemente do tamanho, atuação ou mercado. 

O primeiro passo é o treinamento dos profissionais do setor de RH. Debates e conteúdos acerca da importância da otimização de processos, da utilização de dados e de tecnologia são fundamentais para quebrar objeções e permitir que todos estejam comprometidos com essa mudança. 

A seguir, o indicado é dividir em ações para diferentes objetivos do RH. Como exemplo, vamos apresentar o dia a dia de quem é responsável pela gestão de jornada de trabalho dos colaboradores. 

Essa atividade é conhecida por tomar um certo tempo, afinal, é preciso conferir muitas informações na hora de fazer o fechamento de folha. Porém, com a adoção de um processo eficiente, principalmente baseado em um sistema online, esse processo passa a ser otimizado. 

Assim, evita-se retrabalho, reduz a porcentagem de ocorrência de erros e é possível oferecer mais transparência aos colaboradores. Tudo isso utilizando um bom sistema de ponto e gestão de horas. 

Agora que os desafios do RH 4.0 estão claros, o que acha de dar um passo em sua empresa? Entenda mais sobre a solução de controle de ponto para iniciar esse processo. 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.