People Analytics é uma das expressões mais encontradas em debates e conversas envolvendo profissionais de RH.

E isso não é para menos, visto que o People Analytics é considerado por muitos como o futuro da área de RH, uma vez que essa metodologia permite que o RH seja orientado por dados, aumentando assim sua produtividade e eficiência.

Tendo como base a importância das pessoas para as empresas, o People Analytics é uma solução muito utilizada para entender melhor cada colaborador, usando dados que podem ser obtidos em fontes digitais.

Sendo assim, vamos aprofundar um pouco mais sobre esse tema. Ao longo desse conteúdo, você vai entender os detalhes sobre a relação entre RH, People Analytics e utilização de dados em processos como Recrutamento e Seleção e gerenciamento de folha de pagamento. Confira:

O que é People Analytics?

Podemos definir pessoas analytics como a metodologia busca compreender o comportamento dos colaboradores através dos dados. A sua utilização depende de um software, onde o RH coleta, organiza, analisa e processa todas as informações.

O objetivo do People Analytics é a melhoria na tomada de decisão desse setor, influenciando em ações para retenção de talentos, contratação de novos profissionais e treinamento da equipe.

Sendo assim, a metodologia do People Analytics busca antecipar qualquer tipo de problema futuro, tornando o setor de RH mais dinâmico, estratégico e assertivo.

Como veremos ao longo do conteúdo, o cruzamento desses dados auxiliam o RH a descobrir os motivos que estão desmotivando os seus colaboradores, por exemplo.

Até no processo de recrutamento e seleção o People Analytics auxilia o RH, uma vez que ele fornece informações sobre os candidatos para saber se eles se encaixam na cultura da empresa.

Teste grátis: teste o Fortime gratuitamente

Como funciona o People Analytics?

O processo de aplicação dessa metodologia pode ser dividido em três etapas: coleta, organização e análise de dados.

A coleta de dados pode ser realizada em várias fontes digitais, além das informações de pesquisas internas. Vale lembrar que cada empresa tem um perfil diferente de colaborador e isso deve ser considerado na hora de coletar os dados.

Após a coleta, a empresa precisa organizar as informações obtidas, criando os perfis dos colaboradores, a fim de permitir a identificação de tendências. Dessa forma, fica até mais fácil encontrar um novo profissional.

A última etapa do processo é a análise, onde o RH deve fazer a avaliação dos dados. Com isso, é possível pensar em ações para que as informações obtidas possam ser transformadas em práticas que irão melhorar o ambiente para o colaborador, aumentando assim, a sua produtividade.

Qual a importância do People Analytics para as empresas?

Empresas que conseguem engajar os colaboradores e transformam o ambiente de trabalho em um local propício à atividade das pessoas, têm mais chances de alcançarem o sucesso.

Dessa forma, o setor responsável pela gestão de pessoas assume um papel essencial para qualquer empresa, o papel de conhecer o profissional e desenvolvê-lo.

Com o People Analytics é possível descobrir como é o comportamento dos colaboradores e assim entender o que precisa ser feito para melhorar e incentivar a evolução de cada um, para que assim a empresa alcance o crescimento.

A tomada de decisões acerca da gestão de pessoas, quando baseada em um processo de People Analytics, se torna mais assertiva. Essa metodologia evita problemas que são comuns em empresas, como a rotatividade de funcionários e dificuldade de contratar colaboradores com o perfil da empresa.

O People Analytics é a solução para esses problemas, sendo a forma de aproximar o RH dos outros colaboradores da empresa.

Qual a relação entre People Analytics e Big Data no RH?

Atualmente, mesmo áreas como o RH estão baseando seus processos na utilização de dados. Esse fato permite maior controle, agilidade, visibilidade e produtividade de cada atividade relacionada ao dia a dia de um profissional ou da própria área de RH.

Até aqui não temos nenhuma novidade. Não é de hoje que os dados ajudam na hora de realizar uma admissão, gerenciar horas trabalhadas, reter talentos, entre outras atividades.

A relação entre  People Analytics e Big Data no RH começa com a possibilidade de analisar, cruzar e utilizar todos esses dados para a área de gestão de pessoas como um todo, não apenas em processos separados.

Mas, o que significa Big Data? Vamos explicar melhor para você compreender essa relação.

Big Data nada mais é do que o conjunto de dados complexo e maior, gerados a partir de várias fontes. No RH, essas informações chegam de vários processos e softwares, o que pode dificultar a utilização desse conjunto, gerando processos separados.

Sendo assim, com a utilização de um processo de People Analytics, cria-se um processo único, capaz de separar esses dados e direcioná-los para as atividades que realmente serão impactadas.

E é claro, sem abrir mão de uma continuidade e da certeza de que outros processos também serão direcionados com tais informações.

Assine a Newsletter da Ortep e receba as novidades em primeira mão

Passo a passo para aplicar People Analytics no RH

Não há uma fórmula mágica para aplicar People Analytics no RH. Porém, podemos dizer que existem alguns passos que tornam esse objetivo mais eficaz para as empresas. Então, confira os 5 passos para começar a contar com People Analytics no RH:

Tenha um objetivo

O primeiro passo para aplicar a metodologia do People Analytics no RH é estabelecer um objetivo. Ou seja, é preciso definir quais são os maiores problemas que impactam os processos.

Dessa forma, fica mais fácil traçar um caminho e fazer planos para entender qual será a primeira solução que será tratada a partir da utilização de dados.

Colete os dados

De uma forma bem simples, os dados são a matéria-prima da metodologia People Analytics. Por isso, é necessário criar um processo de coleta de dados, passando por um software que permita o tratamento e análise dessas informações.

Com os dados em mãos, a análise vai muito além dos números, pois o RH consegue mensurar as causas e realizar algum plano de ação.

Desenhe seus KPIs (indicadores-chave de desempenho)

Os indicadores de desempenho são fundamentais para o People Analytics. A partir desses indicadores, é possível começar a obter as análises e ações para realmente atuar em sua empresa.

Faça parcerias

Os dados são ilimitados e, muitas vezes, é impossível realizar todo tratamento e análise para utilização dessas informações. Por isso, procure outras áreas (como TI e Marketing), softwares, parceiros e outras empresas para te ajudar nesses processos e realmente melhorar seu RH a partir de dados.

É muito importante contar e inserir os líderes neste processo, pois eles são peças fundamentais no processo de desenvolvimento das equipes.

Faça projeções

Por fim, feita todas as análises e com os dados em mãos, você será capaz de prever o futuro. Isso significa utilizar esses dados na hora do planejamento estratégico do RH, impactando toda a empresa.

A partir dos resultados, o RH também pode prever futuros problemas e já entrar com um plano de ação, antes mesmo que aconteça.

Com essas dicas, os resultados serão mais assertivos e o RH conseguirá evitar problemas, tais como o absenteísmo e o turnover.

O Futuro do RH passa pelo People Analytics

Essa é uma afirmação que já está enraizada em todo mercado, afinal, os dados impactam e influenciam, cada vez mais, os processos, as atividades e o dia a dia do profissional de RH.

Por isso, se você e sua empresa ainda não estão olhando para essa metodologia como uma ajuda importante para todos os processos da área de Gestão de pessoas, está ficando para trás.

Empresas que já contam com People Analytics melhoram sua atuação em atividades como:

  • Atração de talentos por meio de comunicação qualificada;
  • Redução de Turnover;
  • Melhoria na gestão da jornada de trabalho, horas extras, faltas e atrasos;
  • Maior assertividade na tomada de decisão;
  • Redução de custos.

Portanto, o People Analytics é a melhor forma de transformar o seu RH e deixá-lo mais estratégico. E é claro que a utilização da tecnologia é indispensável em todo o processo de análise de dados.

Gostou desse conteúdo sobre People Analytics? Clique na imagem abaixo e entenda como transformar o RH da sua empresa a partir de um Sistema de Ponto em nuvem.

Solicite uma demonstração do Sistema de Ponto da Ortep e descomplique o seu RH

Gostou? Deixe o seu comentário