Você já ouviu falar no termo assiduidade? Esse termo é um dos indicadores mais importantes para as empresas e também para o RH. Além disso, o conceito de assiduidade está relacionado ao desempenho dos colaboradores. 

Então, continue a leitura deste artigo e entenda tudo sobre esse assunto e como ele pode ajudar na produtividade da sua empresa. 

O que é assiduidade? 

A palavra assiduidade tem origem do latim assiduus ou assiduitate, e refere-se a alguém que tem continuidade, que é assíduo e não falta. 

Porém, no âmbito corporativo, a assiduidade vai muito além da frequência do colaborador. No entanto, ela está ligada ao comportamento do funcionário e representa alguém responsável e dedicado.   

Portanto, um profissional assíduo é aquele que honra os seus compromissos, evita atrasos e faltas, entrega suas tarefas no prazo e executa suas atividades com qualidade.  

Qual a diferença entre assiduidade e pontualidade? 

Apesar de terem conceitos semelhantes, pontualidade e assiduidade possuem algumas diferenças. 

Dessa forma, a pontualidade significa chegar no horário, ou seja, é estar presente em determinado compromisso na hora marcada, independente da qualidade do trabalho durante o dia.

Por outro lado, a assiduidade está ligada à frequência juntamente com a qualidade das atividades executadas no trabalho. 

Contudo, vale ressaltar que tanto a pontualidade quanto a assiduidade são características importantes em um colaborador. Por isso, incentivar essas qualidades são essenciais para a produtividade da equipe. 

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O que diz a lei sobre assiduidade? 

A CLT estabelece alguns benefícios e adicionais, além do salário, que são direitos de todo profissional que trabalha neste regime, tais como comissões, horas extras, adicional noturno, décimo terceiro, adicional de periculosidade e insalubridade, entre outros. 

Sendo assim, a assiduidade pode ser vista como um adicional e as regras são as mesmas descritas no artigo 457 da CLT. Veja o que diz esse artigo na íntegra. 

“Art. 457 – Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953) (Vide Lei nº 13.419, de 2017)

1o Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

2o As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)”

Contudo, vale lembrar que o adicional de assiduidade deve ser acordado com a ACT ou a CCT da categoria. Após definidos os processos, esse adicional pode ser utilizado como estratégia para incentivar a assiduidade dos colaboradores. 

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Quais são as características de um colaborador assíduo? 

De acordo com a definição de assiduidade, conseguimos perceber que ela é um fator muito importante tanto para o desenvolvimento do profissional, quanto para o crescimento da empresa. 

Assim, profissionais assíduos possuem características marcantes. Então, veja abaixo as principais características de um colaborador assíduo: 

  • conduta confiável – além de manter a qualidade das atividades, entrega todas elas no prazo e é uma pessoa confiável; 
  • precisão – não comete muitos erros; 
  • comprometido – evita atrasos e não falta ao trabalho sem justificativa; 
  • dedicado – a qualidade das entregas acima da média, ou seja, se esforça para entregar os melhores resultados;
  • determinado – não se acomoda, assim, está sempre buscando crescer profissionalmente; 
  • perseverante – não desiste quando se depara com obstáculos e desafios. 

Como calcular a assiduidade dos seus colaboradores? 

Para acompanhar de maneira segura e correta a assiduidade dos colaboradores, nada melhor do que um sistema de ponto online, onde é possível fazer a gestão de todos os registros dos trabalhadores. 

Assim, o gestor do ponto consegue acompanhar todas as entradas e saídas. Além de mensurar a assiduidade, o controle de ponto também permite o cálculo de outro indicador muito importante para a empresa: o índice de absenteísmo

O índice de absenteísmo significa a quantidade de faltas, atrasos ou saídas antecipadas, sejam elas parciais ou totais, que um colaborador teve durante um determinado período.

Saber calcular a taxa de absenteísmo é essencial para gerenciar e conhecer a assiduidade dos seus colaboradores. Então, veja como é feito o cálculo do índice do absenteísmo: 

absenteísmo

Absenteísmo = Horas faltosas / horas totais x 100 

Vamos supor que uma determinada empresa tem 25 funcionários, que trabalham 8 horas diárias, durante 22 dias úteis no mês. Em um determinado mês, essa empresa contabilizou 130 horas faltosas. 

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Primeiramente, vamos calcular o valor total de horas daquele mês: 

Horas totais = 25 x 8 x 22 = 4.400

Agora, é só aplicar na fórmula: 

Taxa de absenteísmo = 130 / 4.400 x 100 

Portanto, a taxa de absenteísmo naquele mês foi de 2,95%. 

Qual a importância da assiduidade para as empresas? 

Analisar os índices de assiduidade é importantíssimo para uma gestão de pessoas eficiente. Além disso, essa taxa é um fator decisivo para bons resultados. 

Profissionais assíduos mantêm a empresa acima da média, pois estão sempre buscando melhores resultados. Por isso, empresas que incentivam a assiduidade possuem um impacto positivo na produtividade. 

Com isso, os colaboradores estão sempre engajados e alinhados com as expectativas e estratégias da empresa. 

Dessa forma, a assiduidade está diretamente ligada à produtividade, ou seja, é uma métrica importante para mensurar os resultados. 

Vale ressaltar também que, ao mensurar a assiduidade, a empresa também consegue analisar o clima organizacional, uma vez que o gestor consegue perceber certos conflitos e ajustá-los com antecedência.  

Dicas para diminuir a taxa de absenteísmo e estimular a assiduidade? 

Invista na cultura organizacional 

Se analisarmos, a maioria dos profissionais passam mais tempo no trabalho do que em qualquer outro lugar. Por isso, é importante oferecer um ambiente favorável, agradável e acolhedor para todos. 

Assim, investir na cultura organizacional é importante para que cada profissional se sinta parte da equipe. Assim, você consegue alinhar os valores e expectativas com os colaboradores. 

Por fim, faça uma pesquisa interna e veja como os seus funcionários se sentem ao trabalhar em sua empresa. No entanto, essa pesquisa te dará o necessário para saber como está o clima na organização. 

Invista na comunicação interna

A comunicação interna é extremamente importante para manter sua equipe alinhada e comprometida com as entregas. Por isso, invista em uma comunicação clara e sem ruídos e dê feedbacks constantes. 

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Sendo assim, quando todos se comunicam de forma eficiente, você tem profissionais cada vez mais assíduos. 

Cuide da saúde mental dos seus colaboradores 

Cada vez mais, a rotina exige das pessoas mais tempo e dedicação. Porém, isso tem causado crises de ansiedade e prejudicando a saúde mental dos profissionais. 

Em função disso, é essencial que os líderes se atentem aos sinais da sua equipe. Caso o gestor identifique algo, ele precisa estar preparado para ajudar o seu liderado e motivá-lo.

Seja flexível 

Esse tópico está diretamente ligado à cultura organizacional. A empresa deve e precisa ter normas a serem seguidas, além do controle dos registros de ponto. 

Porém, ao conceder uma jornada de trabalho flexível aos seus colaboradores, eles se sentem mais seguros e motivados, criando assim um relacionamento de confiança mútua. 

Tenha um plano de carreira para os colaboradores 

Tanto um líder de equipe quanto o profissional de RH tem a missão de desenvolver pessoas e potencializar seus talentos. 

Dessa forma, uma maneira de manter os colaboradores assíduos é o investimento da empresa na carreira profissional de cada pessoa da empresa. 

Então, crie um plano de carreira, incentive seus funcionários e invista em treinamentos. Lembre-se de que pessoas que não se sentem motivadas acabam faltando mais, além de demonstrar uma queda na produtividade. 

Como a Ortep pode te ajudar no índice de assiduidade? 

Durante o conteúdo, vimos que o controle da jornada de trabalho ajuda em todo o processo da assiduidade, seja no cálculo ou na gestão. Te explicamos como fazer o cálculo da taxa de absenteísmo e como ela impacta a assiduidade. 

Agora, imagine fazer todos esses cálculos manualmente? A chance de erros é muito grande, não é mesmo? 

Por isso, a Ortep tem a solução perfeita para você fazer a gestão de ponto da sua empresa de forma segura e completamente online. É isso mesmo! 

Acompanhe algumas vantagens de utilizar o For Time, o sistema de ponto online da Ortep: 

  • economia de tempo no fechamento de ponto;
  • seus dados ficam armazenados em nuvem, trazendo mais segurança para a sua gestão;
  • você evita erros no controle de ponto;
  • possibilidade de registro de ponto offline e com geolocalização em tempo real;
  • proporciona transparência aos seus colaboradores; 
  • gestão eficaz da frequência de todos os seus funcionários, acompanhando horas extras, faltas e atrasos.

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