Como identificar um bom fornecedor de relógio de ponto

Escolher o fornecedor de relógio de ponto é uma das decisões importantes que os gestores precisam tomar. Para, assim, assegurar o bom funcionamento de um processo fundamental para a empresa: o controle da jornada de trabalho.

Controlar a jornada de trabalho dos colaboradores é uma obrigação que faz parte da rotina das empresas. Para cumprir com todas as determinações legais, esse controle deve ser realizado corretamente, gerando segurança para a organização. Além disso, ajudando em todo o processo de gestão de pessoas.

Porém, na hora de escolher o fornecedor de relógio de ponto é comum aparecer algumas dúvidas e questionamentos. O mercado apresenta várias alternativas e fornecedores que oferecem produtos e serviços diferentes. No entanto, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes:

4 pontos para avaliar na hora de escolher o fornecedor de relógio de ponto

fornecedor de relógio de ponto

 

1. Analise a qualidade do produto que o fornecedor quer te oferecer

Estamos falando sobre como identificar um bom fornecedor de relógio de ponto. Mas é fundamental que você fique atento à qualidade do equipamento que estão te oferecendo.

Ainda é possível encontrar equipamentos que não são homologados pelo INMETRO e não possuem o selo de identificação. Somente um relógio de ponto homologado pelo INMETRO garante que sua empresa não corra riscos durante uma averiguação de um Fiscal do Trabalho. Além de evitar que seu processo de marcação da jornada opere de forma irregular.

Assim, o primeiro questionamento que você deve fazer, ao pesquisar sobre o melhor fornecedor, é perguntar se todos os equipamentos que ele oferece são homologados pelo INMETRO.

Um bom fornecedor se preocupa em seguir as normas para este equipamento. Dessa forma, garante que sua empresa não corra riscos como multas e falta de provas em casos de processos trabalhistas.

2. Veja se o fornecedor de relógio de ponto possui experiência no mercado

Não é indicado deixar um processo tão importante sob os cuidados de alguém que não possui experiência no mercado. Isso porque, constantemente, as regras de negócio são alteradas e novas regulamentações são instituídas pelos órgãos regulamentadores.

Um bom fornecedor de relógio de ponto oferece inovação, tecnologia, produtos de alta qualidade e expertise do mercado. Assim, consegue atuar lado a lado com sua empresa e oferecer a melhor solução para o controle da jornada de colaboradores e gestão de pessoas.

Além disso, essa expertise faz com que esse fornecedor consiga resolver seus problemas rapidamente. Dessa forma, evitando que o processo de registro de ponto fique prejudicado.

Como a marcação da jornada acontece a partir da interação entre homem e máquina (colaborador e relógio de ponto), problemas podem aparecer. Nessas horas é preciso ter experiência para resolvê-los rapidamente.

Toda essa experiência é importante para uma questão muito importante: a segurança dos dados da sua empresa. O fornecedor de relógio de ponto tem acesso aos principais dados da sua organização e dos colaboradores que atuam nela. Por isso, é preciso contar com uma instituição séria e que saiba como garantir a segurança dessas informações.

3. Pesquise sobre a estrutura do fornecedor

Tão importante quanto a experiência no mercado é a estrutura e as condições que o fornecedor possui para atender suas solicitações.

É importante pensar na necessidade de contar com um corpo técnico pronto para atender as solicitações em casos de problemas técnicos com o relógio de ponto. Além disso, você deve pesquisar se o fornecedor possui estoque de equipamentos, peças e acessórios para realizar manutenção.

Neste quesito, é importante contar com uma empresa que seja mais que um simples fornecedor de equipamento. É essencial contar com um parceiro, uma organização que vai te ajudar a otimizar e a melhorar constantemente o controle da jornada de trabalho dos colaboradores.

Sabemos que ao contratar um relógio de ponto para sua empresa, você deseja que aconteça a redução de erros e a melhoria no processo de marcação da jornada.

Para que este objetivo seja alcançado, você deve pesquisar sobre a forma como o fornecedor soluciona seus problemas. Se o caminho é complicado e demorado, você pode gastar muito tempo resolvendo um problema, o que prejudica toda a gestão de pessoas da empresa.

Por isso, pesquise sobre o setor de suporte do fornecedor de relógio de ponto. Será esse setor que você terá contato e apresentará as soluções que você precisa. Questões como resolução de problemas rápidos, treinamentos e procedimentos de emergência são tratadas pelo time de suporte do fornecedor.

4. Deixe o preço como último critério a ser analisado

Depois de tudo que falamos, podemos entender que a escolha do fornecedor de relógio de ponto é fundamental. Principalmente, no sucesso do controle da jornada dos colaboradores da empresa.

Dessa forma, fazer essa escolha levando em consideração apenas o preço do equipamento e do serviço oferecido pode levar o gestor ou empresário a cair em uma grande armadilha.

Isso acontece porque, a relação entre o custo e o benefício do fornecedor de relógio de ponto deve ter como base a segurança e a facilidade que são oferecidos à sua empresa e não somente o valor que deve ser pago.

Imagine que você escolheu o fornecedor que ofereceu o melhor preço. Porém, não te ofereceu um equipamento homologado, não possui suporte para atendê-lo em caso de problemas técnicos. Além disso, não ofereceu treinamento para que sua equipe responsável pela gestão de pessoas consiga operar com o sistema.

Já pensou no custo que você terá com multas, tempo parado do equipamento e treinamento externo para seus colaboradores?

Apesar de ser necessário encontrar uma opção que esteja dentro do orçamento da sua empresa, é preciso considerar que é um processo essencial e fundamental para evitar problemas e gastos maiores. Por isso, é preciso investir em uma solução que realmente resolva seu problema, sem proporcionar mais preocupação.

Seguindo esses 4 pontos, você consegue escolher o fornecedor de relógio de ponto com base em características importantes do equipamento e do serviço oferecido. Assim, você consegue ter um controle maior da jornada de trabalho e garante o cumprimento da lei.

Além de identificar um bom fornecedor de relógio de ponto, você precisa escolher o melhor sistema. Veja este conteúdo sobre 5 problemas que podem custar caro ao escolher um sistema de ponto grátis para a marcação da jornada de trabalho na sua empresa.

Topo