O setor de Recursos Humanos, ao buscar por profissionais qualificados, principalmente quando se trata de uma função na qual as qualificações exigidas são para especialistas ou de nível hierárquico mais alto, demoram a encontrar o candidato ideal. Quando isso ocorre, uma solução eficaz é contratar um Hunting em RH.
Mas o que seria um Hunting em RH? Como utilizar na empresa? Tem benefícios? Neste artigo detalharemos tudo sobre este assunto, ajudando você a se manter bem-informado e a potencializar ainda mais a qualificação do seu time de pessoas e gestão.
Aproveite o conteúdo e faça uma boa leitura!
Sumário
O que é hunting?
Em tradução livre, o termo significa caçar, ou seja, um hunting em RH nada mais é do que um “caça-talentos”, ou seja, uma pessoa qualificada que precisa buscar, analisar, abordar, negociar e recrutar profissionais qualificados para a empresa.
O hunting em RH é responsável por buscar perfis compatíveis visando o sucesso de uma contratação, garantindo trabalhadores com capacitação de grande desempenho.
Como funciona o processo seletivo com hunting?
O processo seletivo com um hunting se dá por meio da busca por profissionais com determinados atributos. Por via de redes sociais, ou com o auxílio da tecnologia, esses talentos são “caçados”. Por isso, em sua maioria, o banco de talentos da própria empresa facilita a busca pelo candidato.
Contudo, o LinkedIn tem se tornado o maior buscador de talentos e empregos atualmente. O dia a dia da rede consiste em rotinas de networking e busca por recrutamento e seleção. Dessa forma, se tornou uma rede muito utilizada pelos huntings.
Como utilizar o hunting?
Por meio de uma busca rápida, você pode utilizar o hunting, assim é possível filtrar profissionais de todas as áreas e qualificações.
Além das buscas, os profissionais aplicam testes para a escolha do candidato ideal. Deste modo, após essa seleção, a próxima fase é conversar e conhecer mais a fundo os escolhidos.
Junto ao RH, é feita a definição dos candidatos que irão preencher a vaga. Em teoria, a maioria desses selecionados despertam o interesse pela experiência que possui no cargo. E, na maioria das vezes, eles não buscam por uma oportunidade no momento do recrutamento.
Então, aborde de maneira sutil e negocie valores que sejam capazes de fazer com que esse profissional escolha fazer parte da sua equipe.
Principais ferramentas de hunting
Estabelecer uma boa comunicação por meio de um hunting não é uma tarefa simples, demanda dedicação e empenho do time de RH ou do profissional específico para essa função.
Portanto, é uma atribuição analítica e estratégica, como pudemos perceber no decorrer deste conteúdo, logo, é necessário aprimorar e enriquecer os conhecimentos de busca.
Mas não se preocupe, é aprendível e você pode contar com ferramentas para auxiliar e simplificar esse processo. Observe abaixo:
Entrevistas
Parece obvio, mas o processo da entrevista e escolha do candidato ideal é importantíssimo para que todo o processo funcione.
Então, é crucial que ela seja bem-feita e o candidato, seja analisado, a fim de que o huting conheça e entenda os objetivos do talento.
Redes Sociais
Como citamos no tópico 2 desse artigo, recrutar bons talentos pelas redes sociais é um diferencial e tanto para a empresa.
Muito além de apenas os sites de recrutamento, plataformas como o LinkedIn, voltadas para o universo corporativo, são essenciais para o conhecimento do candidato, suas percepções e históricos de trabalho.
A empresa pode utilizá-la também como mural de apresentação da própria organização, engajando os seus colaboradores e deixando o perfil mais atrativo para os outros talentos.
Teste de perfil e conhecimento
Um candidato com perfil excelente precisa ter as softs e hards skills totalmente alinhados com a cultura organizacional da empresa.
Mediante a esse parâmetro, testar as habilidades profissionais, de conhecimento e sociais do candidato vai ajudá-lo a realizar uma seleção mais assertiva e condizente com as necessidades da empresa.

Vantagens de ter um hunting em RH
Investir em um hunting, pode gerar vantagens significativas à sua empresa, ou seja, possível encontrar e contratar profissionais adequados para o cargo. Assim, diminui as chances de admitir quem não preenche os requisitos necessários.
Quando se realiza o trabalho em busca do melhor profissional, a triagem se torna mais eficaz. Ou seja, é uma estratégia fundamental, feita para realizar em conjunto. Dessa forma, você consegue manter seu negócio competindo no mercado, uma vez que, com os profissionais certos, as demissões diminuem.
Deste modo, contar com esse profissional no processo seletivo pode evitar crises na empresa.
Quais são os benefícios do hunting?
A metodologia hunting transforma a maneira como os times de gente e gestão recrutam e selecionam os candidatos, filtrando talentos mais adequados para a empresa.
Logo, melhora a qualidade dos candidatos e a visão dos recrutadores. Ao adotar essa abordagem visualizamos benefícios como:
- Redução de tempo nos processos seletivos ou de demissões;
- Processos mais claros e seguros;
- Investimentos mais assertivos;
- Ganho de tempo;
- Prevenção de gastos não pontuais;
- Garantia de profissionais qualificados;
- Diminuição do turnover;
- Evita riscos com questões legais.
Quais são os erros mais comuns com o hunting?
Quando não existe a equipe específica de hunting, os resultados geralmente não saem como o esperado.
É ideal adicionar esse tipo de profissional e adotar estratégias antes que uma crise se inicie por falta de funcionários capacitados no quadro da empresa, principalmente as lideranças.
Por se tratar de um processo complexo, é possível encontrar alguns erros:
- Deixar que qualquer um faça: não é qualquer um que pode aplicar as técnicas em um recrutamento, somente um profissional qualificado conhece e sabe quais estratégias podem ser utilizadas;
- Não conhecer o mercado: é necessário um estudo detalhado para conhecer o mercado e qual profissional buscar;
- Achar que o LinkedIn é a única solução: essa rede social, é sim valiosa para recrutado e recrutador, porém, outros é necessário usar outros meios para a busca. Muitos profissionais estão em outras redes ou até mesmo em sites de vagas.
Qual a diferença entre search e hunting?
A principal diferença entre o modelo search e hunting de recrutamento é quem entrará em contato em busca da oportunidade.
A metodologia search, como a tradução literal da palavra, consiste em “busca”, ou seja, refere-se ao processo mais tradicional, que a pessoa procura a instituição.
Nela, a empresa disponibiliza a vaga e o candidato se dispõe a participar do processo seletivo, enviando seu currículo, a fim de tornar-se um possível talento.
Já o huting, como explicamos neste artigo, é um processo mais nichado e individualizado.
Diante de uma necessidade, a empresa avalia perfis e profissionais de outras instituições ou disponíveis no mercado e faz uma proposta melhor para tê-los m sua organização.
Qual a importância do hunting para o RH?
O processo de recrutamento por hunting é importantíssimo para o RH, pois quando você conta com profissionais capacitados, a rotatividade em cargos superiores tende a diminuir.
Ao contratar um funcionário inadequado, o empregador acaba tendo gastos pertinentes à admissão, além de perder tempo hábil com treinamentos.
É aconselhável que a instituição opte pela ajuda de um hunting antes de haver qualquer emergência, como, por exemplo, uma demissão inesperada que leve a uma contratação imediata. Ou seja, se o profissional já faz parte da organização, o processo seletivo se tornará mais rápido e eficaz.
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Chegamos ao fim da nossa matéria!
Como aprendemos neste post, o hunting no RH é uma estratégia crucial para o recrutamento de profissionais capacitados e de alta performance. Logo, para a sua empresa manter-se presente no mercado, invista neste modelo de seleção.
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