Antes de tudo e muito além da obrigatoriedade da marcação da jornada de trabalho, um sistema de ponto online transformou-se em um importante aliado para empreendedores e gestores de pequenas empresas. 

Sabemos que controlar a jornada de trabalho dos colaboradores é um dos principais desafios para o departamento de RH de pequenas empresas. Visto que, geralmente, o responsável pela área precisa realizar essa e outras tantas atividades da gestão de pessoas. 

No entanto, muitos responsáveis por esse departamento ainda possuem dúvidas em relação às vantagens de contar com um sistema de ponto online em uma pequena empresa. Por isso, a seguir, vamos apresentar alguns elementos para que você entenda a importância dessa ferramenta. 

Lei de controle de ponto em pequenas empresas 

A Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/19), sancionada em 20 de Setembro de 2019, estabeleceu os parâmetros legais para o controle de ponto em pequenas empresas. De acordo com essa lei, o controle de ponto é obrigatório em organizações que possuam mais de 20 colaboradores. 

Na prática, se a sua empresa ainda não possui 20 colaboradores, ela não é obrigada a realizar o registro da jornada de trabalho. 

No entanto, nada o impede de realizar esse processo. Inclusive, adotar um sistema de ponto online é uma forma simples para contar com todas as vantagens dessa ferramenta, também em pequenas empresas. 

A seguir, vamos apresentar alguns benefícios da utilização de um sistema de ponto online em pequenas empresas, confira:

Vantagens do sistema de ponto para pequenas empresas

Utilizar um sistema de ponto online para o registro da jornada de trabalho oferece vantagens que impactam o resultado de pequenas empresas. Entre essas vantagens podemos destacar a redução de ações trabalhistas, acesso às informações e dados para decisões. A seguir, vamos explicar esses benefícios na prática. 

Redução de ações trabalhistas

O sistema de ponto online é uma das formas mais eficientes de gerar provas e certificar a empresa a respeito do cumprimento de todas as leis. 

Sabemos que um dos maiores pedidos em ações trabalhistas são as horas extras. Quando há o registro e a possibilidade de acessar essas informações, é possível comprovar que tudo foi computado corretamente, evitando contestações em tribunais e reduzindo valores de causas. 

Segurança com informações

A segurança de um sistema de ponto online faz com que não seja possível alterar ou excluir marcações. Dessa forma, a empresa e os colaboradores sempre contam com informações reais sobre a jornada de trabalho. 

Dados para tomada de decisões

Essa é a melhor fonte para obtenção de informações sobre a rotina de trabalho dos profissionais da sua empresa. Isso quer dizer que esses dados podem e devem ser utilizados na hora de decisões sobre aumento da equipe, necessidade de hora extra e inclusive sobre a produtividade dos colaboradores. 

Além disso, um bom sistema de ponto online, como o For Time Ponto Web, entrega relatórios e dashboards com as informações sobre a rotina dos colaboradores e ocorrências mais comuns. Assim, gestores podem atuar de forma mais direcionada, contribuindo para a operação e produtividade da equipe. 

Otimização de processos

Um dos processos mais morosos para o time de gestão de pessoas é o fechamento de folha de pagamento. Afinal, é necessário analisar todas as informações e realizar cálculos de horas trabalhadas, descontos e outras variáveis que surgem nessa atividade. 

Com um sistema online para a marcação de ponto em pequenas empresas isso é otimizado. Essa ferramenta aprimora essa conta, apresentando informações de um jeito claro e simples para empresa e o colaborador. 

Facilidade de um sistema de ponto online

Por fim, vale a pena destacar a facilidade de um sistema de ponto online. Essa facilidade é perptível na utilização, na implementação e, sobretudo, no uso da ferramenta no dia a dia. 

Para colaboradores, esse serviço permite o registro do ponto de uma forma rápida e simples. Todo o processo pode ser realizado por meio de um dispositivo conectado à internet, como um smartphone ou no próprio computador de trabalho.

Para a empresa, diferentemente do que muitos pensam, implementar um sistema de ponto online é um processo muito simples. Como todas informações ficam salvas na nuvem, não é necessário contar com ferramentas robustas e a usabilidade é pensada para sempre otimizar o dia a dia dos empreendedores e responsáveis por esse processo em pequenas empresas. 

Enfim, com essas informações sobre o uso do sistema de ponto online em pequenas empresas, fica mais fácil tomar uma decisão, não é mesmo? Acesse nossa página sobre controle de ponto e conheça mais vantagens da nossa ferramenta. 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.