Desde o princípio da humanidade, a convivência em sociedade foi fundamental tanto para a sobrevivência quanto para a realização de vários serviços.

Dessa forma, para uma empresa não seria diferente, uma vez que ela não é feita somente com um indivíduo. Pelo contrário, ela é composta por vários times que trabalham em prol de um objetivo em comum. Temos então o trabalho em equipe. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto.

O que é trabalho em equipe?

Antes de mais nada, é importante trazer o conceito desse termo. Trabalho em equipe significa desenvolver atividades juntamente com outras pessoas tendo em vista o mesmo objetivo.

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Em outras palavras, podemos dizer que o trabalho em grupo é a junção de habilidades que interagem entre si a fim de gerar um resultado satisfatório. Dessa forma, quando as atividades são realizadas em conjunto, fica muito mais fácil alcançar as metas.

Porém, é preciso levar em consideração a dedicação e o esforço de cada profissional envolvido, pois elas precisam estar alinhadas com todo o time. Logo mais, veremos quais os benefícios que o trabalho em grupo traz tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Qual a importância do trabalho em equipe?

Você já deve ter visto alguma descrição de vaga em que um dos requisitos era “Trabalho em equipe”. Além disso, muitos profissionais de RH questionam nas entrevistas se o candidato sabe trabalhar em conjunto com outras pessoas.

Com isso, podemos perceber que o mercado valoriza bastante essa forma de trabalhar. Então, vamos especificar o que as empresas e os funcionários ganham ao realizar o trabalho em equipe.

Para a empresa

As equipes são parte fundamental das empresas, pois essa junção de habilidades diferentes auxiliam no crescimento e desenvolvimento da organização. Assim, contar com profissionais de diferentes hard e soft skills é a receita perfeita para alcançar o sucesso da sua empresa.

Contudo, podemos dizer que quando várias pessoas estão trabalhando juntos para alcançarem algo em comum, há um aumento da produtividade. Além disso, elas executam o trabalho com mais foco e alcançam o objetivo mais rapidamente.

Com isso, o trabalho em equipe fortalece a cultura organizacional da empresa, mas falaremos desse assunto adiante.

Para os colaboradores

Já para os colaboradores, trabalhar em grupo pode parecer uma missão complicada de executar. Porém, essa troca de conhecimentos amplia tanto o relacionamento interpessoal quanto o relacionamento intrapessoal, já que o trabalho em equipe permite esse compartilhamento de experiências.

Dessa forma, ao dividir habilidades com outras pessoas, o colaborador cresce tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal.

O trabalho em equipe traz algumas vantagens para todos os colaboradores. Veja algumas delas:

  • Amplia o relacionamento interpessoal;
  • possibilita o compartilhamento de ideias e experiências;
  • proporciona a inclusão;
  • aumenta a confiança do time;
  • diminui as relações de competição e formam as relações de cooperação.

Qual a importância do trabalho em equipe na cultura organizacional?

Cultura organizacional é o conjunto de convicções de uma empresa, ou seja, são as diretrizes, os valores, as normas e preceitos que orientam o negócio.

Saiba a importância do trabalho em equipe para a sua empresa

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    Um dos grandes desafios de manter uma cultura organizacional saudável são exatamente os relacionamentos interpessoais. Por isso incentivar o trabalho em equipe é tão importante para manter a cultura da empresa.

    Portanto, quando pessoas de diferentes culturas e com visões distintas estão trabalhando juntas, os resultados gerados são extremamente positivos, tanto para a cultura da empresa quanto para o crescimento da organização, como já vimos anteriormente.

    Qual o papel do líder para o trabalho em equipe?

    E qual o papel do líder em toda essa história? O líder de equipe tem uma importância imensurável para manter o time produtivo e satisfeito. Pois é a liderança que fornece todos os recursos que a equipe precisa para desempenhar um bom trabalho e entregar um resultado satisfatório.

    Por isso o líder precisa manter a equipe unida, ter uma comunicação clara, dar feedbacks constantes e contribuir para o crescimento de todos os envolvidos.

    Nesse sentido, a missão do líder é conduzir o seu time alinhado às expectativas da empresa. Então, podemos dizer que os líderes influenciam diretamente nas decisões e consequentemente, nos resultados da organização.

    Quais são os desafios do trabalho em equipe?

    Já falamos até aqui o quão importante é executar trabalho em grupo. Entretanto não é uma tarefa fácil. Como já dissemos, as empresas são formadas por pessoas que têm costumes e pensamentos diferentes e isso traz alguns desafios para o trabalho em equipe.

    A seguir, veja quais são os principais desafios e algumas dicas de como vencê-los.

    Individualismo

    Às vezes nos deparamos com pessoas que querem exercer suas atividades sozinhas, sem o apoio de alguém ou sem compartilhar alguma ideia. Porém, se um colaborador possui esse pensamento, isso pode ser prejudicial para o time e para toda a empresa.

    Logo, se um profissional é individualista, seus interesses são para si próprio e não para o coletivo e isso gera conflitos internos. Além disso, não há aquela troca de conhecimento que auxilia no desenvolvimento de toda a equipe.

    Falta de comunicação

    A comunicação interna é extremamente importante para que as diretrizes da empresa estejam alinhadas com todo o time. Dessa forma, qualquer ruído na comunicação pode gerar sérios conflitos, como críticas e retrabalhos.

    A falta de comunicação é um desafio a ser superado, mas quando ela é bem executada, se torna uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento de toda a organização.

    Diversidade

    A diversidade pode ser algo positivo quando ela é bem estruturada. Contudo, uma empresa é formada com pessoas de lugares diferentes, com estilos de vida variados e pensamentos distintos.

    Dessa forma, é preciso lidar com essas diferenças com respeito e profissionalismo. Ao contrário, algo que veio para agregar à equipe, acaba afastando e gerando sérios problemas.

    O trabalho em equipe no home office

    O home office é uma modalidade de trabalho que vem crescendo consideravelmente e traz inúmeros benefícios para os profissionais, principalmente na área de tecnologia. Entretanto, nesse modelo de jornada, as pessoas ficam distantes fisicamente uma das outras e isso pode comprometer a produtividade da equipe.

    Por esse motivo, as lideranças precisam manter os times motivados e promover ações para que o time permaneça unido e comprometido com a missão da empresa. Um procedimento que auxilia muito na aproximação da equipe, mesmo à distância são as videoconferências. 

    Dicas de como melhorar a formação das equipes

    Como prometemos, se falamos dos desafios, precisamos fornecer dicas para que eles sejam superados e a sua empresa tenha equipes comprometidas. Então, acompanhe abaixo essas dicas.

    Tenha um propósito em comum

    Algo muito importante é motivar a sua equipe com um propósito em comum. Se as pessoas do seu time estão lá, apenas por estar, isso gera frustração. Por isso, estabeleça metas, incentivos e um objetivo que faça sentido para o grupo.

    Conexão profunda entre toda a equipe

    Estabeleça uma conexão com a sua equipe e faça as pessoas se sentirem parte de todo o processo. Se cada um contribuir com um pouquinho durante toda a atividade, a interação e a conexão flui naturalmente. Além disso, você pode estimular relações saudáveis entre as pessoas do seu time.

    Algo simples pode fazer toda a diferença, como promover uma pequena ação no dia do aniversário de alguém do seu time. Em nosso aplicativo, por exemplo, temos a opção de cadastrar os aniversariantes do mês, assim ninguém esquece de parabenizar o colega.

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    Faça da equipe uma rede de apoio

    Você passa muito tempo com as pessoas do trabalho e por isso ter confiança é essencial para alcançar o sucesso. Portanto, apoie as pessoas que estão ao seu lado, escute o que elas têm para falar e desenvolva as habilidades de toda a equipe. Conclusão

    Diante de tudo o que falamos aqui, não restam dúvidas de que precisamos um dos outros e o coletivo é mais forte quando caminham na mesma direção.

    Conclusão

    Diante de tudo o que falamos aqui, não restam dúvidas de que precisamos um dos outros e o coletivo é mais forte quando caminham na mesma direção.

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    Até a próxima.

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