Realizar entrevistas, fazer admissões, controle de horas extras, treinamento, entre outras funções são responsabilidades do setor de Recursos Humanos ou do Departamento Pessoal? Será que existe diferença entre RH e DP? 

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, porém é importante ressaltar que os dois setores têm atividades diferentes, embora ambos sejam de extrema importância para a empresa. Quer saber de vez o que faz cada departamento? Continue a leitura! 

Quais são as diferenças entre RH e DP?

Assistir vídeo vídeo youtube

Como já mencionamos no início, as duas áreas possuem atuações diferentes, apesar de serem complementares. 

Enquanto o setor de Departamento Pessoal é responsável pela parte burocrática e processual, a área de Recursos Humanos abrange tudo o que envolve o desenvolvimento do colaborador. 

Basicamente, essa é a principal diferença entre RH e DP. 

Contudo, precisamos conhecer quais são essas funções. Logo abaixo, detalhamos as atividades de cada departamento. Assim, você consegue visualizar melhor a diferença entre RH e DP. 

Quais são as funções do RH e do DP?

Recursos Humanos

  • Capacitação – É o RH da empresa o responsável por ambientalizar os novos colaboradores. 
  • People Analytics – Método que está sendo muito utilizado pelo RH onde ele consegue antecipar tendências e aprimorar sua gestão de forma estratégica. 
  • Desempenho – Trabalhando de forma estratégica, o RH consegue coletar dados suficientes para saber como está o desempenho das equipes. Assim, ele pode traçar melhores táticas para melhorar a performance dos colaboradores. 
  • Retenção de talentos – Muito mais do que evitar a rotatividade na empresa, essa função é muito importante para que o profissional se sinta seguro e busque sempre o desenvolvimento dentro do próprio trabalho. 
  • Desenvolvimento de pessoas – Essa função está diretamente ligada à retenção de talentos. E o RH é responsável por aprimorar as habilidades dos colaboradores. Dessa forma eles se sentem satisfeitos, exercem suas funções com eficiência e são preparados para crescerem na empresa. 
  • Employer Branding – Consiste em adotar práticas e técnicas para promover uma cultura organizacional, oferecendo qualidade de vida e, consequentemente, a produtividade das equipes. 
  • Elaboração do plano de carreira – Cuidar e estruturar cargos e salários também são atividades destinadas ao RH. Esse setor é responsável por ajudar os colaboradores e reconhecer as competências de cada profissional. 

Calendário-Ortep-de-Datas-para-Ações-de- RH-e-DP-em-2024

Departamento Pessoal

  • Folha de pagamento – é função do DP cuidar dos holerites, dos cálculos de férias, horas extras, entre outros. Os profissionais desse setor têm o dever de orientar os colaboradores em todas as dúvidas que envolvem essas questões administrativas. 
  • Legislação Trabalhista – Para uma boa gestão e dentro da legislação, o Departamento Pessoal precisa se atentar às leis trabalhistas e se atualizar sempre. Essa função é de extrema importância, pois qualquer ponto fora da legislação, pode seguir para um processo trabalhista. 
  • Controle da jornada de trabalho – acompanhar e apurar os registros de ponto dos colaboradores não é uma tarefa fácil, mas é essencial para um bom desempenho da empresa. Qualquer erro na contabilização de atrasos ou das horas extras, por exemplo, influencia diretamente no salário do colaborador. 
  • Documentação – São os profissionais do DP que preparam, separam, organizam e armazenam toda a documentação dos colaboradores. 
  • Admissão e rescisão – Esses processos também são responsabilidade do DP. No caso das admissões, o Departamento Pessoal recolhe toda a documentação dos novos colaboradores, direciona aos exames admissionais e periódicos. Já na  rescisão, o DP realiza todos cálculos referentes à demissão. 
  • Administração dos benefícios – Administrar, organizar, distribuir e calcular vale-refeição, vale transporte, planos de saúde e demais benefícios são funções dos profissionais de Departamento Pessoal. 

guia-trabalhista-simplificado-para-empresas

Qual é a importância do RH e do DP nas empresas?

Com o avanço da tecnologia, ambos os setores tiveram que passar por intensas transformações. Diante dessa nova realidade, para o sucesso das organizações, foi preciso um investimento estratégico e contínuo nos funcionários. 

Uma empresa que possui um RH trabalhando em conjunto com o Departamento Pessoal e focado no capital humano tem mais chances de crescimento. É evidente essas mudanças no dia a dia, é só observarmos os resultados obtidos por elas. 

Vamos observar essa linha de raciocínio: Empresas que possuem salários compatíveis com o mercado, desenvolvem seus colaboradores, proporcionam benefícios satisfatórios, além da possibilidade de um plano de carreira bem estruturado, têm maiores chances de progresso e destaque no mercado, uma vez que o funcionário vai realmente vestir a camisa. 

Contudo, essa realidade só é possível se o RH e o DP trabalharem juntos e com suas funções bem estabelecidas.

Para isso, a Ortep oferece uma solução completa para que o RH e DP tenham tranquilidade na hora de exercerem suas atividades. Além disso, nossa solução é totalmente em nuvem e de acordo com a Portaria 671. 

Quer saber mais? Clique na imagem abaixo e faça um orçamento sem compromisso.

tipos-de-registro-de-ponto