Antes de tudo, fazer a gestão da jornada de trabalho é um dos principais desafios de quem atua na área de gestão de pessoas. Porém, além de cumprir com as obrigações, esse processo ainda é fundamental para o negócio, afinal, os erros no controle de ponto podem impactar toda a empresa. 

Nesse conteúdo, vamos explicar quais são esses erros no controle de pontos e como eles impactam a sua empresa. Confira:

4 principais erros no controle de ponto

Falta de marcação

O principal erro no controle de ponto é a falta de marcação ou a adoção de uma forma manual para realização desse processo. Não contar com um processo eficiente e seguro gera insegurança em relação à veracidade dos dados e ainda pode gerar prejuízos financeiros para a empresa.

Perda de informações

Esse erro acontece, principalmente, quando não há um sistema de controle de ponto. É comum a perda da folha de ponto ou mesmo de fichas, gerando desgaste e dor de cabeça para solucionar esse erro. 

Registros repetidos

Marcar o ponto duas vezes é um dos erros mais comuns nessa rotina. Isso acontece mesmo em empresas que utilizam sistemas sofisticados. A diferença é que quando o software é inteligente, ele consegue identificar essa repetição e gerar um alerta para que seja analisado e reparado tal processo. Assim, essa repetição não atrapalha todo o processo de gestão da jornada de trabalho. 

Esquecer de bater o ponto

Por fim, o último erro que precisa ser mencionado é o esquecimento por parte do colaborador. Muitas vezes, com a correria do dia a dia acaba passando um registro. Se essa ocorrência não é identificada e tratada, pode virar um problema grave e impactar toda a folha desse profissional. Por isso, é fundamental observar rapidamente. 

Como os erros no controle de ponto prejudicam as empresas?

Primeiramente, agora que os principais erros estão evidentes, vamos explicar as consequências desses problemas para o dia a dia da empresa. Confira:

Prejuízos financeiros

Como falamos, alguns dos erros no controle de ponto podem resultar em prejuízos financeiros para o negócio. Com certeza, esse é um dos impactos que empresários e empreendedores mais percebem, afinal, é o capital que poderia ser utilizado para o crescimento do negócio. 

Esses prejuízos financeiros acontecem devido ao pagamento de multas trabalhistas, excesso de banco de horas, processos trabalhistas e horas extras demasiadas, todas rotinas que podem ser evitadas e reduzidas quando atua-se para evitar esses erros. 

Retrabalho

Boa parte dos processos da área de gestão de pessoas está relacionada com a gestão da jornada de trabalho dos empregados. Para exemplificar, podemos citar o fechamento da folha que, mensalmente, demanda tempo desses profissionais. 

Quando o processo de controle de ponto apresenta erros constantes, toda essa rotina é impactada, aumentando a dificuldade e gerando retrabalhos. 

Dificuldade para gestores

Além disso, outra consequência dos erros no controle de ponto é a dificuldade em realizar a gestão dos profissionais. Gestores e líderes de áreas devem usar essas informações para entender sobre a produtividade de profissionais, as rotinas ou mesmo para compensação de banco de horas

Quando não há segurança nesses dados, dificilmente essas informações serão úteis. O resultado é a perda de uma importante base de dados e de insights que podem impactar a produtividade de toda a empresa. 

Problemas com o Ministério do Trabalho

Como já falamos sobre as possíveis multas, agora vamos focar em toda a dor de cabeça que causa uma notificação por parte do Ministério do Trabalho. Enfim, além da necessidade de regularização, é importante destacar os recursos precisos para evitar que esses erros manchem a imagem da empresa. 

Olhando para um mercado onde, cada vez mais, encontramos profissionais preocupados em trabalhar em empresas que compartilhem de valores, esses erros podem gerar desgastes e impedir a imagem de marca empregadora. 

Como evitar esses erros no controle de ponto?

A principal forma de evitar esses erros é adotar um processo eficiente e prático para essa rotina. Por fim, esse processo deve estar baseado em uma boa ferramenta de controle de ponto e também precisa do apoio dos profissionais, visto que depende da boa utilização por parte dos trabalhadores. 

Assim, quando você conta com uma solução completa de controle de ponto, funcionalidades como lembretes de registro, automatização de informações e segurança dos dados ajudam a evitar esses erros e fazem com que não impactam a empresa. 

Portanto, acompanhe nosso blog e veja dicas e informações para contar com a melhor rotina de marcação de ponto em sua empresa e evitar todos esses erros no controle de ponto. 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.