Uma equipe de alta performance é o sonho de toda empresa, certo? São grupos de profissionais que trabalham de forma harmoniosa, colaborativa e eficiente, alcançando resultados excepcionais.

Mas o que faz com que algumas equipes se destaquem enquanto outras lutam para atingir seus objetivos? Neste post, vamos explorar os principais elementos que contribuem para a formação de equipes de alta performance e como as empresas podem cultivar um ambiente propício para o seu desenvolvimento. Vamos lá!

O que é uma equipe de alta performance?

Equipes de alta performance ou “high performance”, consistem em grupos de indivíduos que aplicam habilidades específicas e complementares para realizar atividades nas organizações.

Em outras palavras, essas equipes são formadas por pessoas com objetivos comuns, colaborando em prol do sucesso do negócio.

Contratar profissionais qualificados é um dos principais desafios dos setores de RH e DP. No entanto, integrar esses colaboradores ao restante da equipe é ainda mais desafiador.

Além disso, há o risco de um profissional se sentir desvalorizado e não reconhecido por suas habilidades, resultando em desmotivação, saída da equipe e a necessidade de contratar e treinar novos profissionais, o que eleva custos e gera insatisfação entre os demais colaboradores.

Assim, o conceito de equipe de alta performance está intrinsecamente ligado ao trabalho em grupo, onde todos compartilham e estão alinhados com os propósitos da empresa.

Podemos compreender o que são equipes de alta performance utilizando um exemplo do mundo esportivo. Considere uma equipe de vôlei. O que diferencia os que alcançam o pódio daqueles que completam a corrida em um tempo muito maior?

O alcance da meta pode depender do seu desempenho, motivação, preparação, dos métodos escolhidos e conhecimentos, entre outros fatores. Essa dinâmica também se aplica aos colaboradores que compõem uma equipe de alta performance. Embora qualquer pessoa possa atingir o objetivo, são poucos os que o fazem com verdadeira inovação e eficácia.

 

Receba nossa Newsletter

Quais são as características de uma equipe de alta performance?

Em uma equipe de alto desempenho, a paixão e o propósito são elementos intrínsecos. Profissionais nesse contexto buscam a excelência em suas atividades porque têm clareza sobre seus objetivos.

Além disso, equipes de sucesso possuem características distintas em comparação a outras equipes, tais como:

  • Definição clara de metas e objetivos;
  • Recebimento constante de feedback, seja para aprimorar processos ou reconhecer o trabalho;
  • Alinhamento com as expectativas da liderança e os resultados desejados pela empresa;
  • Relação de confiança mútua entre os membros e líderes;
  • Valorização do trabalho colaborativo e contribuição ativa;
  • Prazer no trabalho, aprendizado contínuo e busca por ambientes inovadores;
  • Aceitação de novos desafios com motivação;
  • Possui autonomia em suas atividades e demandas;
  • Engajamento máximo e comprometimento;
  • Possui uma equipe que valoriza a diversidade e a inclusão;
  • Confiança mútua no propósito da equipe, com liberdade para expressar ideias;
  • Conhecimento claro das expectativas da organização;
  • Atribuições e procedimentos de trabalho definidos;
  • Conhecimento das metas individuais e da equipe;
  • Gestão eficiente de conflitos com críticas construtivas;
  • Comunicação aberta, proporcionando a todos uma voz ativa;
  • Foco no coletivo, priorizando o bem da equipe sobre interesses individuais.

Como vimos, construir uma equipe de alta performance não se resume a um único fator. Diversos elementos convergem para que a organização alcance seus objetivos por meio de seus colaboradores!

Vantagens de ter uma equipe de alta performance

As vantagens de contar com uma equipe de alta performance são diversas. Aqui estão os principais benefícios para que você veja que vale a pena investir em uma equipe assim:

Aumento da Produtividade

Quando os colaboradores trabalham em um ambiente que incentiva a livre expressão e fomenta um relacionamento positivo com as lideranças, o desempenho naturalmente atinge níveis satisfatórios. A produtividade no trabalho surge como uma consequência natural desse ambiente propício. Com maior motivação, os membros da equipe dedicam-se mais às suas tarefas, mantendo o foco nas soluções em vez dos problemas.

Aumento dos Lucros

Com uma maior produtividade e entrega por parte das equipes de alta performance, a empresa tende a experimentar um aumento nos lucros. Uma estratégia bem-sucedida direcionará o caminho para o sucesso organizacional.

Redução do Turnover e absenteísmo

Quando os colaboradores se sentem valorizados e percebem oportunidades de desenvolvimento e crescimento dentro da empresa, a busca por oportunidades externas no mercado de trabalho diminui significativamente. Dessa forma, as taxas de turnover tendem a diminuir, assim como as taxas de absenteísmo.

vídeo youtube

vídeo youtube

 

Visão mais estratégica

Contar com um grupo competente, habilidoso e talentoso, consciente de suas capacidades, oferece ao setor de RH uma visão mais clara da gestão. Isso permite dedicar tempo a  análises mais estratégicas, baseada em dados e focado em pessoas.

Ajuda no clima organizacional

Uma equipe de alta performance exerce um impacto positivo significativo no clima organizacional ao promover motivação, engajamento e comunicação aberta entre seus membros.

A confiança mútua, o reconhecimento efetivo, o desenvolvimento profissional e a resolução eficiente de conflitos contribuem para um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. O foco incessante em soluções, aliado à cultura de valorização dos funcionários, fortalece a equipe e cria um clima positivo, onde cada membro se sente parte.

Dicas de como promover o desenvolvimento de um time de alta performance

É claro que é dever dos colaboradores apresentarem um bom desempenho para construir uma equipe de alta performance. Contudo, a empresa também desempenha um papel importante ao criar condições para que seus colaboradores alcancem esse patamar.

Mas como a empresa pode utilizar a gestão de pessoas em prol do desenvolvimento de equipes de alta performance? Veja algumas dicas abaixo:

  • Aprimorar o processo de seleção e recrutamento, envolvendo a análise dos perfis dos colaboradores internos e candidatos para identificar as hard e soft skills que podem complementar a equipe, além de valorizar aqueles que compartilham a mesma cultura da empresa;
  • Desenvolver de políticas internas mais eficazes, abrangendo metas, premiações, comportamento e atividades, entre outros aspectos;
  • Estabelecer uma política clara que possui os valores organizacionais da empresa e demonstra como aplicá-los no cotidiano;
  • Utilizar ferramentas para ajudar no desempenho de suas tarefas, deixando de lado os processos manuais e burocráticos. Por isso, contar com a tecnologia é essencial para essa finalidade;
  • Instituição de políticas de avaliação de desempenho, permitindo que tanto a empresa avalie seus colaboradores quanto estes avaliem a organização. Isso possibilita a identificação de áreas de aprimoramento para todos os envolvidos;
  • Implementação de um sistema digital de controle de ponto que seja prático, acessível de qualquer lugar (como por meio de dispositivos móveis), seguro e capaz de processar informações automaticamente, assim como o Fortime, nosso sistema de ponto. Clique na imagem abaixo e faça um teste grátis.

Economize tempo, dinheiro e papel com registro de ponto digital

Danielle Braga

Danielle - Grupo Ortep

Online

Olá, sou a Danielle Braga, Especialista Comercial aqui na Ortep. Bora revolucionar seus processos através dos nossos produtos? Por favor, me informe:

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.