O backup de dados no controle de ponto de seus colaboradores

Assim como em outros processos que trabalham com tecnologia, o backup de dados no controle de ponto é fundamental para garantir a segurança das informações coletadas e evitar retrabalhos.

O que é backup de dados

Para falarmos sobre backup de dados no controle de ponto é preciso explicar o que isso representa.

No contexto geral, backup de dados é a cópia de segurança das informações e dos arquivos que são coletados. Esse processo acontece para que possam ser restaurados caso aconteça algum problema com o dispositivo responsável por armazenar esses itens.

Esse processo é fundamental, principalmente quando olhamos para as rotinas empresariais relacionadas com a gestão de um negócio. A cópia de segurança garante que as principais informações de uma organização estejam salvas caso esses arquivos originais estejam indisponíveis.

O backup de dados no controle de ponto

No processo de controle de ponto não é diferente. A tecnologia e as inovações aplicadas para a área permitem que cada ação transmita, diariamente, uma série de dados que são utilizados pelos gestores de pessoas.

Dados sobre os horários de entradas e saídas dos colaboradores, horas extras trabalhadas, ausências e faltas e atestados médicos apresentados são algumas informações coletadas e armazenadas por um dispositivo que auxilia no controle da jornada dos profissionais em uma empresa.

Assim, realizar uma cópia de segurança é uma forma de garantir a proteção aos arquivos que podem assegurar que a empresa cumpriu com suas obrigações.

Sabemos que, em ações trabalhistas, comprovantes de ponto e registro de profissionais são as principais provas. Por isso, é importante ter esses dados para apresentar caso seja necessário.

Importância de um sistema de ponto online

Nos últimos anos, acompanhamos a aparição de sistemas que buscam reduzir esses problemas nas organizações. Os sistemas de controle de ponto online possuem armazenamento na nuvem. Assim, evitando a necessidade de realização de backup, pois há o arquivamento automático.

Assim, há mais segurança quanto à proteção das informações geradas em todo o processo de controle da jornada de trabalho. Essas soluções são eficientes para evitar a perda de dados devido a algum problema com o relógio de ponto. Seja por falta de energia ou por falta de conexão com o servidor.

Além de evitar a necessidade de backup de dados no controle de ponto, um sistema online também otimiza o tempo dos responsáveis por esse processos nas empresas. O tempo que seria gasto diariamente para realizar essa cópia de segurança pode ser utilizado para outras ações, como criar ações para engajar os colaboradores, por exemplo.

O controle da jornada de trabalho dos colaboradores é uma das principais tarefas atribuídas aos responsáveis pela área de pessoas. Esse processo é importante para a organização como um todo, pois representa o cumprimento das obrigações junto aos profissionais e evita problemas com a justiça.

Portanto, caso você ainda não utilize um sistema online para realizar essa atividade, o backup de dados no controle de ponto é algo que deve fazer parte da rotina diária para que problemas não prejudiquem sua empresa.

Continue aprendendo e acesse nosso artigo sobre porque a marcação de ponto é essencial também para pequenas empresas.

Topo