Antes de tudo, você já se perguntou sobre a possibilidade de realizar o controle de ponto pelo celular? Essa prática é permitida e, além do mais, é recomendada. Afinal, é possível colher vantagens e gerenciar a jornada de trabalho de quem atua em regime híbrido ou mesmo de quem faz home office. 

No entanto, apesar de boa parte dos processos gerenciais contarem com funcionalidades para celulares, ainda existem muitas dúvidas sobre a realização do controle de ponto via um aparelho Smartphone. Por isso, ao longo desse conteúdo vamos esclarecer todas essas questões. Confira: 

O que diz a lei sobre o controle de ponto pelo celular?

Para começarmos, vamos esclarecer a principal questão sobre essa forma de gerenciar a jornada de trabalho dos colaboradores: o que diz a lei sobre o controle de ponto pelo celular? 

Realizar o controle de ponto pelo celular é legal e regularizado de acordo com os parâmetros da Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa portaria estabelece a possibilidade da utilização de sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho. 

Isso quer dizer que é possível realizar o controle de ponto sem que seja necessário a utilização de um relógio de ponto tradicional. 

Além de autorizar o uso dessas formas de controle de ponto, essa portaria também regulamenta esse processo. Portanto, algumas especificações devem ser seguidas para que o uso do celular seja possível para esse objetivo. As principais definições são:

  • O aplicativo no celular não pode contar com uma função de marcação automática de horários. 
  • Esses softwares não podem restringir a marcação do ponto. 
  • Os dados devem ser seguros e não podem ser corrompidos por nenhuma parte. 
  • O aplicativo deve apresentar identificação do empregador e do empregado

Como funciona o controle de ponto pelo celular?

O controle de ponto pelo celular funciona a partir de um software instalado neste dispositivo. De uma forma prática, antes de iniciar a jornada de trabalho, o profissional acessa esse aplicativo e registra o seu ponto, repetindo o processo ao término da jornada e durante as pausas. 

Um banco de dados armazena esses registros e envia ao painel de gerenciamento do empregador. A partir disso, profissionais de RH e responsáveis pela gestão de pessoas das empresas realizam o processo de controle da jornada de trabalho. 

Sobre o funcionamento, vale destacar ainda a presença de um comprovante. Ao registrar o ponto, deve informar para o trabalhador que o processo foi concluído. Em alguns casos, ainda é gerado um lembrete (via e-mail ou SMS), servindo como comprovante para o trabalhador. 

Vantagens do controle de ponto pelo celular?

 O controle de ponto pelo celular é inovador, mesmo tratando-se de um processo já comum em nosso dia a dia, afinal, estamos acostumados a fazer check in em redes sociais ou mesmo em serviços de hotelaria e transporte aéreo. 

Porém, o grande destaque cabe às vantagens que essa prática possibilita para as empresas. A seguir destacamos alguns desses benefícios:

Praticidade: com as novas formas de trabalho, é necessário contar com ferramentas para controlar a jornada de trabalho de profissionais em outros ambientes e até mesmo outras localidades. Assim, sua empresa pode adotar o regime híbrido ou mesmo home office sem ter problemas com o Ministério do Trabalho ou mesmo com os processos internos. 

Redução de erros: erros de cálculo de horas extra, banco de horas ou mesmo registros faltantes são comuns em empresas que ainda contam com métodos tradicionais de controle de ponto. Enfim, com um aplicativo, esses erros se reduzem e o processo acontece de forma mais fluida e eficiente.  

Dados estratégicos: com a utilização do controle de ponto via celular, seu RH pode utilizar os dados do registro de forma estratégica. Com rapidez no acesso às informações é possível entender o comportamento dos trabalhadores, calcular a produtividade e planejar ações para que times operem de forma mais eficiente dentro da empresa. 

Agora que você sabe que é possível realizar o controle de ponto pelo celular é hora de olhar para o processo atual da sua empresa e analisar se vale a pena continuar da mesma forma. Por fim, no Blog você encontra mais informações para esse momento e dicas para escolher uma solução de controle de ponto que possibilite essas vantagens. 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.