Todo mundo já conhece a importância do controle de ponto para uma empresa, certo? Ao menos, deveria, pois é um dos processos mais significativos para gerenciar as jornadas de trabalho de cada funcionário.

Mas, com o avanço da tecnologia nas empresas diariamente, o controle de ponto mobile se torna uma inovação muito importante e até necessária.

Você já ouviu falar sobre o app do colaborador, com o qual é possível bater ponto e simplificar a rotina de trabalho com um simples toque? Se ainda não, este texto foi feito para você, porque hoje vamos falar sobre como ele funciona e quais os benefícios para o RH da sua empresa.

Vem com a gente entender mais sobre essa tecnologia que está revolucionando a marcação de ponto!

Como era feito o controle de ponto?

Realizar a gestão da jornada de trabalho de todos os colaboradores parece ser uma tarefa fácil; mas sabemos que não é bem assim, não é mesmo? O controle de ponto manual, como planilhas ou papel, se tornaram passado.

Mesmo empresas que possuem menos de 20 colaboradores, às vezes se torna inviável um controle de ponto manual, uma vez que as chances de erros e fraudes são altas.

Economize tempo, dinheiro e papel com o registro de ponto digital

Embora também eficientes, os relógios de ponto, também conhecidos como REP’S, são soluções muito utilizadas, mas não configuram o modo mais tecnológico de registrar a jornada de trabalho.

A Portaria 373/11 do MTE, posteriormente substituída pela Portaria 671, regulamentou os Sistemas Alternativos de Registro de Ponto. Assim, novas soluções foram criadas em encontro ao mundo moderno.

Dessa forma, é preciso acompanhar essa evolução para que a empresa alcance os resultados Nesse sentido, muitas organizações já compreenderam essa necessidade.

Por que não investir em algo que otimiza o dia a dia do profissional de RH, traz mobilidade e ainda ajuda a reduzir custos? É sobre o que vamos falar agora; continue a leitura.

O que é e como funciona o controle de ponto mobile?

Bom, como você já deve imaginar, o controle de ponto mobile nada mais é do que a marcação de ponto através de um aplicativo, utilizando um celular.

Para utilizá-lo, é preciso instalar o aplicativo no celular do funcionário e explorar cada funcionalidade voltada ao registro de ponto diário de cada trabalhador. Mas, em alguns casos, também é possível acessar o aplicativo de ponto por um computador, basta realizar o login com senha.

Dependendo do aplicativo utilizado pela sua empresa, o colaborador pode ter acesso aos seus comprovantes e monitorar suas atividades, como o banco de horas, por exemplo.

O que diz a lei sobre o controle de ponto mobile?

Eis que surge aquela pergunta: o controle de ponto por aplicativo é legal? A resposta é sim! Na verdade, desde 2011, a Portaria 373 regulamentou os sistemas alternativos de registro de ponto.

No entanto, em 2021, a Portaria 671 unificou a Portaria 373 com a 1510, estabelecendo leis específicas sobre o controle de ponto. Sendo assim, a Portaria 671 trouxe  uma nova forma de classificação dos pontos eletrônicos.

Agora, são três tipos de registradores: REP-C (Registrador Eletrônico de Ponto Convencional), REP-A (Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo) e REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa). Assista ao nosso vídeo e saiba mais sobre os tipos de REP’s.

vídeo youtube

Esses aplicativos para registro de ponto possuem, geralmente, uma tecnologia mais avançada, funcionando como substitutos aos Relógios Eletrônicos de Ponto tradicionais.

Principais vantagens do controle de ponto por aplicativo

Agora, já explicamos um pouco sobre a regulamentação e funcionamento do controle de ponto mobile. Conheça então algumas das vantagens para a empresa e também para o colaborador:

Quais são as vantagens do registro de ponto mobile para a empresa?

O ponto mobile oferece uma série de funcionalidades que trazem benefícios significativos para as empresas, principalmente para o setor de RH, que precisa lidar diariamente com a jornada de trabalho do funcionário.

Vamos detalhar os principais motivos pelos quais a sua empresa deve considerar uma solução inteligente.

Facilidade no fechamento da folha de ponto

Já pensou em fechar a folha de ponto com apenas alguns cliques?

Com o uso de uma plataforma de ponto mobile, é possível se despedir das inúmeras planilhas, dos ajustes intermináveis no final de cada mês e dos erros quase inevitáveis quando se trabalha de forma manual.

Ao utilizar uma solução de ponto mobile, todos os dados ficam centralizados em um único local, eliminando a necessidade de importar dados de relógios de ponto, por exemplo.

Além disso, os dados ficam disponíveis em tempo real, permitindo o envio imediato das informações para a contabilidade, por exemplo. Isso evita atrasos e impactos negativos na folha de pagamento dos colaboradores.

Em resumo, o uso de um sistema de registro de ponto mobile oferece agilidade, precisão e facilidade no controle da jornada de trabalho, além de reduzir o tempo gasto em processos manuais e minimizar erros.

Configuração fácil das escalas de trabalho

Outra vantagem dos softwares de registro de ponto mobile é que eles podem ser facilmente personalizados para atender às necessidades específicas da empresa.

Independentemente se a empresa possui uma jornada de trabalho tradicional (escala 5×2) ou escalas cíclicas (escala 12×36), é possível configurar o sistema de acordo com essas demandas.

Veja abaixo o nosso vídeo sobre os principais tipos de escala de trabalho.

vídeo youtube

Armazenamento em nuvem dos dados

Uma das maiores vantagens do ponto mobile é a sua base na nuvem. Isso significa que os dados não são armazenados nos dispositivos dos colaboradores ou nos computadores da empresa, mas sim em servidores da empresa provedora do serviço.

Dessa forma, os dados estão sempre disponíveis para acesso de qualquer lugar e por qualquer dispositivo com conexão à internet. Além disso, essa abordagem garante a segurança dos dados.

Redução de custos

A utilização do ponto mobile traz economia para a empresa em vários aspectos.

Um dos principais benefícios do aplicativo de ponto é a redução de custos, pois não há necessidade de emitir documentos físicos ou fazer com que os colaboradores se desloquem até a empresa para assinar a folha de ponto.

Isso reduz os custos com papel e armazenamento físico e a necessidade de manutenções constantes para lidar com sistemas tradicionais de marcação do ponto. Além disso, a empresa elimina a necessidade de espaços físicos para arquivar esses documentos por um longo período de tempo.

Automatização de processos e economia de tempo

Para o setor de RH, essa é uma das principais vantagens. Visto que o controle de ponto por mobile funciona de forma automatizada.

Assim, o profissional de RH pode focar em ações efetivas, elaborar estratégias que fortaleçam a marca e valorizar ainda mais a gestão de pessoas. Com isso, a produtividade tem chances de alcançar novos patamares e melhorar dia após dia, dando autonomia ao colaborador.

Além disso, um sistema de controle de ponto automatizado é a capacidade de gerar relatórios de forma automática com apenas alguns cliques. Assim, é possível obter mais de 30 relatórios automaticamente, como resumos de pontos, horas extras, banco de horas, faltas e atrasos, absenteísmo, entre outros.

Registro do banco de horas em tempo real

Imagine ser um analista de RH ou DP em uma empresa com centenas de colaboradores e precisar conferir o saldo de banco de horas manualmente para tomar decisões estratégicas, complicado, certo?

Com o ponto mobile, é possível eliminar esse tipo de tarefa e investir esse tempo em atividades estratégicas para a retenção de talentos, por exemplo.

Assinatura da folha de ponto pelo celular

Conforme estabelecido na Portaria 671 de 2021, é exigido que os sistemas de controle de ponto permitam a assinatura da folha de ponto pelo aplicativo.

Contudo, é essencial garantir que a solução de ponto mobile contratada ofereça essa funcionalidade, pois trata-se de um requisito legal, além de ser uma grande vantagem para as empresas, pois elimina toda aquela papelada.

Vantagens do ponto mobile para os funcionários

Já vimos como o ponto mobile é vantajoso para as empresas. Mas precisamos destacar também as vantagens que esse tipo de registro oferece para os colaboradores.

Assine a Newsletter da Ortep e receba as novidades em primeira mão

Veja abaixo as principais vantagens do ponto mobile para os funcionários:

Facilidade de uso

Os melhores sistemas de ponto mobile são fáceis de usar. Basta abrir o aplicativo ou o site da solução e marcar o ponto.

É tão simples quanto colocar a digital em um leitor ao chegar na empresa em um relógio de ponto, porém pode ser feito de qualquer lugar. Alguns sistemas podem ter medidas adicionais de segurança, como confirmação por foto ou por CPF, mas é tudo intuitivo.

Registro remoto: benefício para equipes externas e home office

O home office entrou na rotina de muitas empresas como uma alternativa definitiva. No entanto, foi necessário se adaptar aos moldes de trabalho a distânicia, incluindo a marcação do ponto.

Assim, equipes externas, em home office ou modelo híbrido, se beneficiam da possibilidade de bater ponto por meio do aplicativo, pelo celular.

Registro de ponto online e offline

Uma vantagem de utilizar uma solução inteligente é a possibilidade de registrar o ponto mesmo quando não há conexão com a internet.

Imagine um colaborador que trabalha em um local remoto, onde não há cobertura de rede para a provedora de telefonia. Ao concluir o seu turno, ele pode usar o aplicativo de ponto mobile para registrar o seu ponto e, quando se conectar a uma rede (seja móvel ou Wi-Fi), o aplicativo enviará automaticamente as informações para o banco de dados.

Essa funcionalidade evita a necessidade do controle de ponto manual ou ações constantes do DP e do RH de solicitações que podem ser facilmente automatizadas, além de garantir a segurança dos dados.

Facilidade para solicitar ajustes

Eventualmente, pode ser necessário solicitar ajustes no registro do ponto. É importante que a solução de ponto mobile permita que esses ajustes sejam solicitados de forma simples e direta.

Dessa forma, tudo pode ser feito diretamente do aplicativo de ponto, evitando atrasos ou perda de informações importantes.

Acesso à folha de ponto pelo celular

A transparência é fundamental nas relações trabalhistas, e permitir que o colaborador acesse sua folha de ponto e o saldo de banco de horas de maneira simplificada é essencial para que ele tenha responsabilidade pela gestão do seu próprio tempo. O ponto mobile facilita muito essa troca de informações.

For Time: o aplicativo ideal para a sua empresa

Sabe todas essas vantagens que vimos até aqui? O For Time possui todas elas e muito mais.

Ele é um aplicativo moderno e intuitivo para o controle de ponto mobile. O For Time atua na nuvem, então tudo o que o seu colaborador precisa é ter um celular em mãos com conexão na internet! Baixado o app, a marcação de ponto se torna um processo tão simples quanto um toque.

Então, se seus funcionários estão em home office ou se a empresa precisa de mais praticidade para o controle de ponto, a Ortep te ajuda nessa jornada.

Vai ficar de fora? Reduza seus custos agora mesmo e economize o seu tempo para demandas que realmente importam; conheça nosso site e entre em contato com a gente! É só clicar na imagem abaixo.

Teste grátis: teste o Fortime gratuitamente

Conclusão

Com tudo isso, podemos perceber que o controle de ponto mobile é uma tecnologia cada vez mais comum no mundo corporativo. Por isso, é importante considerá-lo para a sua empresa, pois os colaboradores e o setor de RH podem ser amplamente beneficiados.

Além da agilidade, algo de muito valor na era em que vivemos, adotar esse sistema pode aumentar muito a produtividade do funcionário, melhorando também a performance geral da organização.

Então, não deixe de acompanhar os nossos conteúdos e as nossas redes sociais. Até a próxima!