Você conhece o Hunting em RH? Saiba o que é e quais suas vantagens e desvantagens!

Setores de Recursos Humanos, ao buscar por profissionais qualificados, principalmente quando se trata de um cargo onde as qualificações exigidas são para pessoas especialistas ou de maior cargo, demoram a encontrar o candidato ideal. Quando isso ocorre, a solução é contratar um Hunting em RH.  

O Hunting em RH é responsável por buscar perfis compatíveis visando  o sucesso de uma contratação, garantindo profissionais com capacitação de grande desempenho. Em tradução livre, Hunting significa caçar, ou seja, um Hunting em RH nada mais é do que um “caça talentos” que precisa buscar, analisar, abordar e negociar.

descomplique-a-gestao-de-ponto-da-sua-empresa

Como funciona um processo seletivo com Hunting?

O processo seletivo com um Hunting se dá através da busca por profissionais com determinados atributos. Através de redes sociais, ou com o auxílio da tecnologia, esses talentos são “caçados”. Por isso, em sua maioria, o banco de talentos da própria empresa facilita a busca pelo candidato.

Contudo, o LinkedIn tem se tornado o maior buscador de talentos e empregos atualmente. O dia a dia da rede consiste em rotinas de networking e busca por recrutamento e seleção. Dessa forma, se tornou uma rede muito utilizada pelos Huntings. 

Com uma busca rápida, é possível filtrar profissionais de todas as áreas e qualificações. Além das buscas, os profissionais aplicam testes para a escolha do candidato ideal. Assim, após essa seleção, a próxima fase é conversar e conhecer mais a fundo os escolhidos. 

Junto ao RH é feita a definição dos candidatos que irão preencher a vaga. Em teoria, a maioria desses selecionados despertam o interesse pela experiência que tem no cargo ou rotina de trabalho. E, na maioria das vezes, eles não buscam por uma oportunidade no momento do recrutamento.

Então, aborde de maneira sutil e negocie valores que sejam capazes de fazer com que esse profissional deixe onde trabalha para fazer parte da sua equipe.

Além disso, a instituição ganha muitos benefícios:

  • Redução de tempo nos processos seletivos ou de demissões;
  • Processos mais claros e seguros;
  • Investimentos mais assertivos;
  • Ganho de tempo;
  • Prevenção de gastos não pontuais;
  • Garantia de profissionais qualificados;
  • Evita riscos com questões legais.

Vantagens de ter um Hunting em RH

Poder investir em um Hunting, pode gerar benefícios significativos à sua empresa. Ou seja, possível encontrar e contratar profissionais adequados para o cargo. Assim, diminui as chances de contratar quem não preenche os requisitos necessários.

Quando realiza-se o trabalho em busca do melhor profissional, a triagem se torna mais eficaz. Ou seja, é uma estratégia fundamental, feita para realizar em conjunto. Dessa forma, você consegue manter seu negócio competindo no mercado, uma vez que, com profissionais certos as demissões são mínimas.

Contar com esse profissional no processo seletivo pode evitar crises na empresa. Com estratégia, o impacto de sucesso positivo vem a ser de médio a longo prazo. 

Conheças os erros mais comuns no Hunting

Quando não existe essa equipe, os resultados geralmente não agradam. É ideal adotar estratégias antes que uma crise se inicie por falta de profissionais capacitados. Por se tratar de um processo complexo, é possível encontrar alguns erros.

  • Deixar que qualquer um faça: Não é qualquer um que pode aplicar as técnicas em um recrutamento. Somente um profissional qualificado, conhece e sabe quais estratégias podem ser utilizadas;
  • Não conhecer o mercado: É necessário um estudo detalhado para conhecer o mercado e qual profissional buscar;
  • Achar que o LinkedIn é a única solução:  Essa rede social, é sim valiosa para recrutado e recrutador. Porém, outros meios devem ser utilizados na busca. Muitos profissionais estão em outras redes ou até mesmo em sites de vagas.

Você sabia que um Hunting em RH é capaz de reduzir a rotatividade em cargos específicos?

Isso mesmo! Quando você conta com profissionais capacitados, a rotatividade em cargos superiores tende a diminuir. Assim, quando existe a contratação de um empregado inadequado, o empregador acaba tendo gastos pertinentes à admissão, além de perder tempo hábil com treinamentos.

 É aconselhável que a empresa opte pela ajuda de um Hunting antes de haver qualquer emergência, como por exemplo uma demissão inesperada que acarreta, em uma contratação imediata. Ou seja, se o profissional já faz parte da organização, o processo seletivo se tornará mais rápido e eficaz.

transforme-o-RH-da-sua-empresa-com-o-nosso-sistema-de-ponto-em-nuvem

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.