O ano de 2023 já começou e os planos e metas já estão sendo traçados, afinal, ninguém quer ficar para trás, certo? No mesmo ritmo, as mudanças e desafios também se apresentam com o ano novo. 

Dessa forma, o setor de RH e DP não fogem à regra. Diante das novidades que surgem, é fundamental que esses setores se atentem às tendências da área. 

Mas, qual a importância de acompanhar as tendências do RH e DP? E quais são elas? Continue a leitura, pois iremos te apresentar todas as inovações que farão parte do futuro dessas áreas. 

Por que é importante acompanhar as tendências de RH e DP? 

Com o avanço da tecnologia, as mudanças são constantes e elas ocorrem de forma rápida. Para sobreviver nesse mudo cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas pesquisem, acompanhem e se adequem às essas mudanças. 

Ao acompanhar as tendências, o RH e DP se deparam com novas ideias que irão impactar diretamente o propósito da empresa.  Além disso, ele será mais assertivo em suas decisões, pois contará com recursos inovadores.  

Dessa forma, quando o RH e o DP estão de olho nas novidades, é possível  manter a competitividade da empresa com outras organizações do mesmo segmento, fazendo com que ela saia na frente em relação à concorrência. 

Como estamos falando de um setor que é crucial para manter a cultura organizacional em dia, o acompanhamento das tendências facilita a adaptação dos colaboradores perante todas as novidades. 

Tendências de RH e DP para 2023

Então, seguindo essa perspectiva, podemos projetar o futuro do RH e DP de acordo com o que passamos no ano de 2022. Portanto, acompanhe 10 tendências de RH e DP para este ano. 

Trabalho híbrido 

Devido à pandemia, muitas empresas aderiram ao modelo de trabalho home office. Assim, elas precisaram se adequar para que seus colaboradores trabalhassem em casa. 

Contudo, mesmo após a redução dos casos da doença, nem todas as organizações voltaram ao presencial e preferiram continuar com o trabalho à distância. 

Porém, alguns segmentos não competem no trabalho remoto. Além disso, em certos casos, o colaborador não possui a estrutura necessária para exercer suas atividades em casa. 

Foi então que vários empregadores uniram o melhor dos dois mundos: o trabalho home office com o presencial, ou seja, o modelo híbrido

Mesmo que essa modalidade já seja uma realidade, ela tende a crescer bastante neste ano de 2023. 

RH estratégico 

Como já vimos, uma das vantagens de acompanhar as tendências de RH é promover um setor mais estratégico. Embora um RH mais estratégico não seja tão novidade assim, é importante reforçar e atualizar suas práticas. 

Assim, criar uma cultura interna, reforçá-la com os colaboradores, utilizar indicadores para reter talentos e trabalhar com planejamento anual, sempre alinhado com os objetivos da empresa, são rotinas que serão desenvolvidas em 2023. 

Com a estratégia em mãos, o RH agiliza as atividades, reduz erros e evita retrabalhos, uma vez que os resultados são mais assertivos. 

Capacitação de liderança 

Os líderes dentro de um ambiente empresarial precisam motivar sua equipe e levá-la a conquistar os melhores resultados. Diferentemente do chefe que está em uma posição de poder e foca apenas em alcançar os resultados, o líder tem como meta desenvolver talentos. 

No entanto, é preciso que a empresa capacite suas lideranças para que esse objetivo seja alcançado. Além disso, os tipos de liderança devem ser bem estabelecidos para orientar as ações de cada funcionário. 

Por isso, neste ano o investimento em lideranças será um diferencial para as empresas que querem se destacar no mercado. 

Recursos para feedbacks avançados 

Esse tópico está diretamente ligado ao anterior, sendo que uma das características do líder é dar feedbacks constantes com o intuito de desenvolver pessoas. 

Por isso, em 2023, a tendência é que os uso de mecanismos para os feedbacks cresçam e sejam implementados na estratégia do RH. Assim, é possível avaliar o desenvolvimento dos colaboradores e aumentar a produtividade. 

Dentre as ferramentas que terão um crescimento este ano serão as ferramentas para coleta de informações precisas sobre o desempenho e satisfação dos funcionários. Dessa forma, os feedbacks são mais precisos, oferecendo melhores resultados. 

Além disso, essas ferramentas podem ser utilizadas para promover a saúde mental dos profissionais.   

Treinamentos online

A partir de 2020, devido aos avanços tecnológicos e da pandemia, muitas empresas começaram a realizar entrevistas de forma remota. Seguindo essa lógica, para 2023, os treinamentos online também serão uma realidade para inúmeras empresas. 

Essa capacitação pode ser oferecida para toda a empresa ou para um setor específico, além de ser utilizada para capacitar a liderança. 

O treinamento online permite aos colaboradores uma autonomia maior, além de mais praticidade. Outro benefício da capacitação à distância é a possibilidade de assistir ele outras vezes, caso seja autorizada a gravação. 

People Analytics

People Analytics é uma das palavras mais encontradas em debates e conversas envolvendo profissionais de RH e DP. Esse conceito surgiu entre 2005 e 2006 e tem crescido consideravelmente, mas ainda não atingiu sua totalidade. 

O People Analytics é uma metodologia em que busca, antecipadamente, soluções para dificuldades que podem acontecer. Para isso, utiliza-se o cruzamento de dados para compreender o comportamento dos colaboradores. 

Como vimos, o RH e o DP buscam ser cada vez mais estratégicos. Por isso, o People Analytics continua sendo uma tendência para o ano de 2023, uma vez que, com os dados em mãos, fica fácil encontrar os melhores resultados.

Employee experience 

Employee experience, também conhecido como experiência do colaborador ou apenas EX, é uma série de ações voltadas para a jornada do profissional na empresa. Em outras palavras, significa ter o funcionário como centro das decisões tomadas pelo RH. 

Dessa forma, o objetivo do employee experience é proporcionar ações que visam o desenvolvimento e saúde dos colaboradores, criando assim uma cultura organizacional saudável. 

Com isso, o funcionário se sente confortável e seguro, aumentando a produtividade. Além disso, diminui-se consideravelmente o absenteísmo e o turnover

Portanto, essa é uma estratégia que vem ganhando força e que estará presente em 2023. 

Upskilling 

O termo upskilling é a junção das palavras skill (habilidades) e up (crescimento/melhoria). Assim, o seu conceito está associado ao aprimoramento de competências, tanto dos profissionais quanto das empresas. 

Algumas organizações já utilizam o upskilling em sua estratégia e a tendência é que em 2023 essa metodologia continue crescendo. Uma das justificativas para esse crescimento é a sua importância dentro do ambiente de trabalho. 

Como já vimos, este ano, o RH tende a ser mais estratégico e contar com diversos recursos para otimizar a sua rotinas, principalmente processos burocráticos. Como consequência, ele pode atuar de uma forma mais ampla. 

Com isso, outras habilidades que vão além do conhecimento técnico – hard skills – são mais exigidas no mundo corporativo. Assim, as soft skills se destacam e podem ser utilizadas na metodologia de upskilling. 

Gamificação 

Outra tendência que tem ganhado força nos últimos anos e que também estará presente em 2023 no mundo do RH é a gamificação. Mas, o que significa esse termo? 

A gamificação são métodos e habilidades que utilizam técnicas de jogos, seja no design ou na própria estratégia. Dessa forma, a gamificação tem o objetivo de engajar e aumentar a produtividade de forma inovadora. 

Atualmente, essa metodologia é muito utilizada em campanhas de endomarketing e para capacitar os colaboradores. Porém, ela pode ser mais explorada, principalmente no campo de retenção das informações nas conexões cerebrais. 

Assim, ela  amplia a criatividade dos profissionais e estimula a interação entre a equipe através de jogos, tornando a responsabilidade mais divertida.

Todavia, é importante ressaltar que, mesmo sendo um tipo de brincadeira, o contexto em que ela está inserida não deixa de ser profissional.   

Softwares para RH

Que os sistemas voltados para a área de RH já são uma realidade em algumas empresas nós já sabemos. Contudo, para 2023, a tendência é que mais empresas abandonem as rotinas manuais e abram as portas para a tecnologia. 

Assim, um sistema permite que a organização reúna várias rotinas em apenas um lugar. Em outras palavras, o setor de RH e DP centraliza todas as suas atividades, facilitando o dia a dia. 

Com isso, a empresa economiza tempo e investimentos em diferentes sistemas, já que ela possui tudo o que precisa. Assim, ela pode dedicar-se às análises de dados e elaboração de estratégias.  

O For Time, sistema online de controle de ponto da Ortep, tem tudo o que o RH precisa para otimizar os processos. Durante o ano de 2022, foram mais de 150 atualizações visando facilitar o seu RH e DP. 

E é claro que, para 2023, estamos focados em transformar toda a jornada do RH e DP das empresas. Então, se você ainda não conhece as nossas soluções, clique na imagem abaixo e converse com um especialista agora mesmo.

Sistema-para-o-Controle-de-Ponto